GREGORIUS, EPISCOPUS
SERVVS SERVORVM DEI
AD PERPETVAM REI MEMORIAM
BULA DE NOMEAÇÃO EPISCOPAL
BISPO AUXILIAR DE SÃO SALVADOR DA BAHIA
Ao diletíssimo filho, Padre Gabriel Mendes, do clero de Brasília,
eleito bispo auxiliar da Diocese de São Salvador da Bahia, saúde e bençãos apostólicas.
eleito bispo auxiliar da Diocese de São Salvador da Bahia, saúde e bençãos apostólicas.
A constante solicitude pastoral da Igreja, Mãe e Mestra, leva-nos a estabelecer novas porções do Povo de Deus e a prover-lhes pastores que as governem com sabedoria e caridade.
Tendo Nós recentemente erigido, para o bem das almas, a nova Diocese de São Salvador da Bahia, e tendo nomeado como seu primeiro Bispo o nosso venerável irmão José Leandro, consideramos com igual atenção os grandes desafios que acompanham o nascimento de uma nova circunscrição eclesiástica.
Reconhecendo a vastidão do campo a ser semeado, a necessidade de implantar as estruturas pastorais e o zelo exigido para congregar os fiéis nesta nova comunidade, julgamos oportuno e necessário, num ato de especial providência, fortalecer desde já o ministério do seu primeiro pastor.
Por isso, o nosso pensamento dirigiu-se a ti, amado filho, cujas qualidades de piedade, sã doutrina e dinamismo pastoral no seio da Diocese de Brasília nos foram recomendadas. A tua experiência e o teu vigor apostólico parecem-nos um dom precioso para auxiliar na fundação e consolidação desta nova Igreja particular.
Portanto, ouvido o parecer do Dicastério para os Bispos, com a nossa Autoridade Apostólica, TE NOMEAMOS e CONSTITUÍMOS como bispo auxiliar da recém-criada Diocese de São Salvador da Bahia, para que sejas o fiel colaborador do seu Bispo diocesano. Ao mesmo tempo, atribuímos-te a Sé titular episcopal de Sufetula, com os direitos e obrigações inerentes ao ofício, segundo as normas canônicas.
Cuidarás de receber a ordenação episcopal de um Bispo católico, conforme o rito litúrgico, após teres feito publicamente a profissão de fé e o juramento de fidelidade a Nós e aos Nossos Sucessores.
Encorajamos o clero, os religiosos e os leigos desta jovem Diocese a que te recebam com alegria e esperança, vendo em ti um sinal do cuidado de Deus nos seus primórdios.
Que o Espírito Santo, que guiou os Apóstolos no início da Igreja, ilumine o teu ministério e, sob o amparo da Virgem Maria, te faça um instrumento de unidade e crescimento para a nova Diocese de São Salvador da Bahia.
Dado e Passado em Roma, no Palácio de Latrão, aos oito dias do mês de junho do ano Jubilar de 2025, primeiro de nosso pontificado. Solenidade de Pentecostes.
✠ Gregorivs Pp. V
Pontifex Maximvs