GREGORIUS, EPISCOPUS
SERVVS SERVORVM DEI
AD PERPETVAM REI MEMORIAM
BULA DE NOMEAÇÃO EPISCOPAL
BISPO AUXILIAR DE BRASÍLIA
Ao diletíssimo filho, Padre Ítalo Silva, do clero de Mariana,
eleito bispo auxiliar da Diocese de Brasília, saúde e bençãos apostólicas.
eleito bispo auxiliar da Diocese de Brasília, saúde e bençãos apostólicas.
Impelidos pela caridade de Cristo e pela constante solicitude que nutrimos por todo o rebanho do Senhor, esforçamo-nos diligentemente, como Sucessor do Apóstolo Pedro, em prover pastores sábios e zelosos para o cuidado das Igrejas particulares.
Com olhar atento, voltamo-nos para a nobre comunidade da Diocese de Brasília, no coração do Brasil, que se destaca pela sua missão evangelizadora na capital da nação.
Considerando as múltiplas necessidades pastorais dessa Diocese e acolhendo o desejo do nosso venerável irmão Ryan Victor Cardeal Honório, Bispo Diocesano de Brasília, de contar com o auxílio de um Bispo para o governo pastoral, buscamos um presbítero dotado das qualidades necessárias para tão elevado múnus.
O nosso pensamento recaiu sobre ti, amado filho, cujas virtudes sacerdotais, amor à sã doutrina, piedade e dedicação pastoral, demonstradas no seio do clero de Mariana, nos foram fielmente testemunhadas. A tua preparação e o teu zelo apostólico dão-nos a firme esperança de que serás um fiel colaborador no ministério episcopal.
Assim sendo, depois de ter ouvido o parecer do Dicastério para os Bispos, no pleno uso da nossa Autoridade Apostólica, com autoridade própria, TE NOMEAMOS e CONSTITUÍMOS como bispo auxiliar da diocese de Brasília, concedendo-te simultaneamente a Sé titular episcopal de Aquae in Numidia, com todos os direitos e deveres que o Código de Direito Canônico prescreve para este ofício.
Deverás receber a ordenação episcopal de um Bispo em comunhão com a Sé Apostólica, segundo as normas litúrgicas vigentes. Antes, porém, cuidarás de emitir a profissão de fé e o juramento de fidelidade a Nós e aos Nossos Sucessores, na forma da lei da Igreja.
Quererás, por fim, que esta nossa Bula seja levada ao conhecimento do clero e dos fiéis da Diocese de Brasília. A todos exortamos, para que te recebam com espírito de fé e sincera comunhão, colaborando contigo na obra da evangelização.
Que Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, guie os teus passos, te proteja sob o seu manto e te faça um pastor segundo o coração do seu Filho.
Dado e Passado em Roma, no Palácio de Latrão, aos oito dias do mês de junho do ano Jubilar de 2025, primeiro de nosso pontificado. Solenidade de Pentecostes.
✠ Gregorivs Pp. V
Pontifex Maximvs