GREGORIUS, EPISCOPUS
SERVVS SERVORVM DEI
AD PERPETVAM REI MEMORIAM
BULA DE NOMEAÇÃO EPISCOPAL
BISPO AUXILIAR DE LEIRIA-FÁTIMA
Ao diletíssimo filho, Padre José Roberto, do clero de São João Del Creeper,
eleito bispo auxiliar da Diocese de Leiria-Fátima, saúde e bençãos apostólicas.
eleito bispo auxiliar da Diocese de Leiria-Fátima, saúde e bençãos apostólicas.
A solicitude por todas as Igrejas, que nos foi confiada por divina providência como Sucessor do Apóstolo Pedro, impele-nos a prover com diligência o cuidado pastoral do rebanho do Senhor, designando pastores que, em comunhão conosco, apascentem o Povo de Deus.
Com paterna atenção, dirigimos o nosso olhar para a amada comunidade da Diocese de Leiria-Fátima, em Portugal, célebre em todo o orbe católico pela sua especial ligação à Santíssima Virgem Maria.
Atendendo às necessidades pastorais da mesma Diocese e acolhendo o pedido do nosso venerável irmão Joel Igor, Bispo de Leiria-Fátima, de lhe conceder um Auxiliar para o frutuoso desempenho do seu múnus episcopal, pusemo-nos à procura de um sacerdote idóneo para tal encargo.
O nosso pensamento dirigiu-se a ti, amado filho, que, segundo os testemunhos recebidos, te distingues pelas virtudes sacerdotais necessárias. A tua experiência no ministério presbiteral e as tuas qualidades humanas e espirituais fazem-nos crer que poderás desempenhar com fruto o ofício episcopal.
Portanto, com o parecer do Dicastério para os Bispos, no uso da nossa suprema Autoridade Apostólica, TE NOMEAMOS e CONSTITUÍMOS, como bispo auxiliar da Diocese de Leiria-Fátima, atribuindo-te ao mesmo tempo a Sé titular episcopal de Tunnuna, com todos os direitos e obrigações que, segundo as normas do Código de Direito Canônico, são inerentes a este cargo.
Caber-te-á receber a ordenação episcopal de um Bispo católico, observando as normas litúrgicas, depois de teres feito a profissão de fé e o juramento de fidelidade a Nós e aos Nossos Sucessores, conforme os sagrados cânones.
Determinarás que o conteúdo desta nossa Bula seja dado a conhecer ao clero e ao povo da tua nova Diocese. Exortamos a todos – presbíteros, diáconos, consagrados e fiéis leigos – a que te acolham com espírito de fé e sincera comunhão eclesial, oferecendo-te o seu apoio e orações no desempenho do teu ministério.
Que a Virgem Maria, Rainha da Paz e Mãe da Igreja, venerada com especial devoção nesse Santuário de Fátima, te ampare, ilumine e proteja, a ti e a toda a comunidade diocesana confiada aos teus cuidados pastorais.
Dado e Passado em Roma, no Palácio de Latrão, aos oito dias do mês de junho do ano Jubilar de 2025, primeiro de nosso pontificado. Solenidade de Pentecostes.
✠ Gregorivs Pp. V
Pontifex Maximvs