Anúario Pontificio

ANNVARIO PONTIFICIO
HISTORIA ET RES GESTAE OMNIVM 
PONTIFICVM QVI IN MINECRAFT REGNAVERVNT
______________________________

PRÆSENTATIO
ANNVARIO PONTIFICALIS

  «Cumprindo com diligência o sagrado múnus de zelar pela fiel transmissão da memória eclesial, e desejando aplicar, com prudente rigor, os princípios de autenticidade histórica e precisão documental que caracterizam o Magistério e a vida da Igreja, Sua Santidade o Papa Gregório V, firmemente decidido a não negligenciar os testemunhos que narram a sucessão apostólica e a vida dos seus predecessores na Cátedra de Pedro, dignou-se voltar sua atenção também à estrutura e conteúdo do Anuário Pontifício, a fim de que este, devidamente ajustado aos critérios de veracidade, clareza e dignidade, reflita com maior exatidão a nobre continuidade do governo pastoral da Igreja universal.

Trata-se de matéria que ocupa, de modo particular, a solicitude pastoral de Sua Santidade, consciente de que a fiel narração da história da Sé Apostólica e de sua sucessão pontifícia não é equiparado a um mero exercício de memória, e sim a expressão da identidade e da continuidade da comunidade no tempo.

O homem contemporâneo, sensível à verdade dos fatos e à coerência entre a forma narrativa e a substância documental, anseia por testemunhos claros, ordenados e historicamente fidedignos, nos quais a missão e a autoridade do Sucessor de Pedro, bem como a configuração da Cúria Romana e das diversas estruturas da Igreja universal, sejam apresentadas sem dissonâncias ou ambiguidades, com a dignidade que convém e com a precisão que a responsabilidade exige.

Movido por tais considerações, e fiel à tradição viva da Igreja, Sua Santidade determinou, nos últimos tempos, uma reordenação e atualização das informações contidas no Anuário Pontifício, visando não apenas corrigir as imprecisões cronológicas, mas de restituir à obra a sua fisionomia própria: a de um instrumento autêntico, seguro e digno de consulta para todos os que buscam conhecer, com fidelidade, a sucessão dos Pontífices Romanos e a história de nosso Apostolado.

Com esse intuito, confiou a mim, Secretário de Estado, o encargo de coordenar a presente edição, convocando para tal tarefa uma comissão própria para esse objetivo, a fim de que, com acurada diligência e espírito de serviço, fossem revistos os textos, confrontadas as fontes e retiradas lacunas ou imprecisões.

Dos pareceres colhidos nasce a nova edição do Anuário Pontifício, que o Sumo Pontífice ratificou na minha presença, durante a audiência que concedeu a mim, Cardeal Secretário de Estado, e ordenou que entrasse em vigor a partir de 12 de julho de 2025.

✠ Gabriel card. Monteiro
Secretarivs Statvs
_________________________________

PRÆFATIO
ANNVARIO PONTIFICALIS

  «Cum Petrus loquitur, universa Ecclesia loquitur» (S. Leão Magno, Sermo III, c. 3).

O Concílio Vaticano II, recorda: «O Romano Pontífice, como sucessor de Pedro, é o princípio perpétuo e visível e fundamento da unidade tanto dos bispos como da multidão dos fiéis» (Lumen Gentium, n. 23).

Inspirado por tais afirmações da Tradição e do Magistério, o Anuário Pontifício, na sua presente edição, apresenta-se como expressão qualificada da memória histórica do Apostolado, enquanto registra, com fidelidade, a sucessão dos Pontífices Romanos, a ordenação das Igrejas particulares e das demais estruturas que servem ao governo pastoral da Igreja.

Na sequência de uma história, esta obra desempenha sua função própria: ser fonte autêntica de consulta para os membros da Cúria, para os Ordinários das Igrejas particulares, para estudiosos de Direito Canônico e História Eclesiástica, e para todos aqueles que, de boa fé, buscam compreender o dinamismo da vida da Igreja sob a guia do Sucessor de Pedro.

A presente edição, fruto de um cuidadoso processo de revisão e atualização, reflete o esforço contínuo da Sé Apostólica em assegurar a veracidade das informações, a correção histórica dos dados e a integridade documental das listas e descrições. Foram criteriosamente confrontadas fontes, registros históricos e testemunhos daqueles que vivenciaram diversos dos momentos históricos aqui citados.

Não se trata apenas de um compêndio de nomes, datas e títulos, mas de um testemunho da assistência da Divina providência à comunidade e da responsabilidade que pesa sobre aqueles que, por vontade de Cristo e sob a ação do Espírito Santo, são chamados a conduzi-la no tempo, até a plenitude escatológica.

Com efeito, o Anuário permanece, por sua própria natureza, sinal de unidade, da sucessão apostólica e da continuidade que caracterizam o apostolado em sua peregrinação, enquanto caminha, fiel, em direção ao cumprimento de sua missão evangelizadora.

 Gabriel card. Monteiro
Archivarivs Apostolicvs
_________________________________

ANNVARIO PONTIFICIO
SANCTA SEDES MINECRAFT
 
ANNO IV. MMXV

O surgimento das primeiras raízes de um projeto católico em minecraft foi datado em 3 de junho do ano jubilar de 2015. Movidos pela ideia já existente no Habbo Hotel, a comunidade em Minecraft, como também seus fundadores, a priori, se instalaram em Worldcraft, em virtude da facilidade e gratuidade em obter o aplicativo. Quando o apostolado finalmente se consolidou o Cardeal João Pedro Dutra foi eleito Pontífice, adotando o nome de Pio I, seu pontificado teve como escopo estruturar internamente a comunidade, como pela criação da Diocese de Roma, e iniciar de forma eficiente os trabalhos de evangelização, não obstante após diversos desentendimentos com o Colégio Episcopal, Pio renunciou a Cátedra Petrina aos 28 de junho do mesmo ano, convertendo-se (na realidade) a uma seita messiânica asiática e posteriormente ao candomblé, dado aos fatos, o Concílio Vaticano IV declarou-o Antipapa.

Após a renúncia de Pio I, foi eleito para sucede-lo o Cardeal Evaldo Júnior, que se impôs o nome de Bento I, foi solenemente entronizado na Basílica Vaticana, e teve como propósito prosseguir com os trabalhos realizados por Pio, de consolidar tanto internamente como externamente a comunidade, para atingir tal fim, ordenou que as celebrações litúrgicas fossem realizadas não só no jogo como também em aplicativos de voz que facilitassem a comunicação entre os membros, houve também a regulamentação dos textos litúrgicos com a assistência magistral da comunidade católica do Habbo Hotel, seu pontificado encerrou-se com sua renúncia à Sede de Roma aos 25 de setembro.

Para sucedê-lo, o Santo Conclave elegeu em 1º de outubro o Cardeal Lucas Rodrigues, que tomou o nome de Antônio I, ele foi solenemente entronizado na Basílica de São Pedro aos 12 de outubro. Foi durante seu reinado que a comunidade se instalou e se consolidou oficialmente em Minecraft, além disso, foram criadas oficialmente as contas da comunidade nas mais diversas redes sociais, como também novas estratégias para a evangelização. Não obstante, o Pontífice se mostrou ocioso e desatento em relação ao clero, motivo este que resultou em sua retirada forçada da Sé de Pedro.

Após o fracasso do pontificado de Antônio, foi eleito no dia 08 de dezembro o Cardeal Matheus Parcio que adotou o nome de Inocêncio I. O Pontífice foi entronizado na Basílica de São Paulo extramuros aos 15 dias de dezembro daquele ano, seu pontificado foi marcado por um tempo de paz e de tranquilidade, que resultaram num avanço próspero da comunidade, sobretudo no que diz respeito as inovações que o Pontífice trouxera, como a criação do Centro Televisivo Vaticano (CTV), e das diversas reformas arquitetônicas que foram promovidas, principalmente das Igrejas e dos prédios vaticanos. No entanto, ao longo do tempo, percebeu-se um regresso da comunidade devido a falta de esforços para seu crescimento e manutenção. Dai surgiu o primeiro cisma da Igreja que destronou Inocêncio I e que a dividiu sobre as férulas do Antipapa Gregório I (Cardeal Marcos Andrade) e do Papa Clemente I (Cardeal Evaldo Júnior).

ANNO MMXVI

O pontificado de Clemente I iniciou-se com grande celebração aos trinta e um dias de janeiro. Clemente promoveu com diversos esforços a unidade do clero e sua formação permanente, porém, enfrentando diversas pressões, em razão do modo como ascendeu a Cátedra mais elevada, resolveu renunciar ao Trono Petrino, dando lugar ao Cardeal Hugo Ribeiro que se impôs o nome de Pio II.

Pio II defendeu arduamente o desenvolvimento e a estruturação da comunidade, foram convocados diversos sínodos e estavam em preparação para um concílio, no entanto diversos escândalos das mais variadas naturezas ofuscaram seu pontificado, resultando assim em sua renúncia a pedido do Colégio dos Cardeais.

Para suceder Pio II, os Cardeais elegeram o Cardeal Vitor Vogel, que adotou o nome de Gregório I seu reinado foi marcado por grandes conquistas como a união dos cleros em Minecraft e Wordcraft, foi um Pontífice que também presenciou diversas reformas no âmbito arquitetônico, como a Catedral de Roma e diversos outros edifícios, embora grandes feitos, seu reinado durou pouco tempo, renunciando devido ao seu estado de saúde fragilizado.

ANNO MMXVII

Após a renúncia de Gregório, foi eleito o Cardeal Emanuel Marques, que tomou o nome de Mariano I, seu pontificado foi marcado, sobretudo, pelo diverso número de vocações e sacerdotes ativos no ministério, além da estruturação de várias Igrejas e edificação de diversas cidades, não obstante, houveram muitos escândalos envolvendo seu pontificado, acarretando em sua renúncia.

Para sucedê-lo, foi eleito aos 6 dias do mês de junho o Cardeal Denílson Souza, que se impôs o nome de Bento II, ele foi entronizado solenemente na Basílica Vaticana aos 10 dias do mesmo mês. Foi um Pontífice que trouxe a comunidade diversos avanços nos mais diversos âmbitos. Para isso, convocou e presidiu o Concílio Minecraft III, bem como o sínodo dos Bispos. É conhecido também por promover a reconciliação entre dois cleros do Minecraft, com o passar do tempo, suas forças tornaram-se limitadas, deixando o governo da Igreja.

Aos 7 dias do mês de outubro daquele ano, foi eleito para suceder Bento II o Cardeal Raphael Nery que tomou o nome de Mariano II, foi entronizado solenemente no dia 18 do mesmo mês. Seu pontificado foi marcado pelo avanço missionário. No entanto, esse vigor foi se apagando devido a grande ociosidade do clero, forçando assim sua renúncia e o fechamento do clero em 13 de novembro de 2017.

Após um mês do fechamento do clero, e do extenso período de interregno, juntou-se um pequeno grupo para dar continuidade aos trabalhos da comunidade, que foram iniciados de facto no dia 12 de dezembro daquele ano. No dia seguinte, foi eleito para suceder Mariano II e dar continuidade aos trabalhos da comunidade, o Cardeal Lucas Fernandes, que se impôs o nome de Antônio II. Seu pontificado foi curto, e quase sem feitos de grande relevância. Renunciou em 29 de dezembro.

Logo após a renúncia de Antônio II, foi eleito para sucedê-lo o Cardeal Evaldo Júnior, que adotou o nome de Cirilo I, a priori, já ordenou a mudança do clero em Minecraft para o Roblox, devido algumas facilidades que o aplicativo proporcionava, lá o clero se estabilizou, porém, não houve grandes mudanças significativas ou duradouras.

ANNO MMXVIII - ANNO MMXIX

Ao final do Pontificado de Cirilo I, e sua desvinculação da comunidade muitos arquivos e documentações referentes aos anos de 2018 e 2019 foram perdidos, sabe-se porém quais os Pontífices que reinaram naqueles tempos, mas sem nenhuma informação sobre seus pontificados e feitos, à saber: Gregório IIJoão Paulo IBento IIILeão IBento IVPio IIIClemente IIJoão Paulo IILeão IIBento VGregório III e João Paulo III. Observa-se um grande número de Pontífices num período de um ano, sem qualquer tipo de documentação ou registro de pontificado. Após os reinados dos diversos Santos Padres, em menção especial João Paulo III, foi eleito o Cardeal Evaldo Júnior, que se impôs o nome de Bento VI, seu governo em frente a Igreja, foi marcado por grandes feitos, como a criação de duas arquidioceses (Belém e Olinda e Recife), e também da grande promoção da estabilidade da vida eclesial e do incentivo a formação do clero, em 20 de novembro de 2019, Bento VI veio a falecer em Castel Gandolfo.

O Santo Conclave, logo elegeu, após a morte de Bento VI, o Cardeal Júlio Cesar que tomou o nome de Mariano III, seu pontificado foi um dos mais curtos, durando apenas 33 dias, em virtude do Pontífice estar impossibilitado de governar a Igreja, após sua renúncia vieram posteriormente, para sucedê-lo, três Pontífices sem quaisquer dados ou arquivos históricos: João Paulo IVPaulo I e João Paulo V.

ANNO MMXX

Após esse período sem dados ou registros, os Cardeais elegeram o Cardeal Evaldo Júnior, que adotou o nome de Gregório IV, seu pontificado foi marcado por grande estabilidade da comunidade, e por uma série de relações diplomáticas estabelecidas com outros clero virtuais. Além disso, perpetrou várias reformas e mudanças arquitetônicas, muitas das quais, feitas em sua homenagem. Contudo, em seu reinado se ascendeu um grande cisma encabeçado pelo Bispo Eduardo Silvista e pelo Cardeal Otávio Sousa Silva, marcando assim o começo de uma grande rivalidade entre os cleros. Devido aos fatos, Gregório IV, já sem mais forças para governar, renunciou à Sé de Pedro.

Para suceder Gregório, foi eleito o Cardeal Júlio Cesar, que se impôs o nome de Mariano IV. Seu pontificado, assim como o de seu predecessor, foi assolado por grandes disputas com o cisma do Cardeal Otávio. No entanto, foi em seu governo que houve a criação do Patriarcado Latino de Jerusalém e da Custódia da Terra Santa, respectivamente. Além disso, foi em seu governo que houve a reconciliação com o cisma de Eduardo Silvista. Não obstante, aconteceu uma crise de ataques perpetrados pelo cisma de Otávio, que resultou no fechamento dos servidores e na renúncia de Mariano IV.

Foi eleito em 20 de outubro de 2020, para suceder Mariano IV, o Cardeal Victor Souza que tomou o nome de Francisco, seu pontificado, a priori, foi de esforços para reunir o que estava disperso. No entanto, Francisco concedeu para Otávio e seu cisma o perdão apostólico, isso desagradou profundamente o Papa Emérito Gregório IV e o Papa Emérito Mariano IV, que viram de perto os ataques que assolaram a Igreja por quase seis meses, e diante da situação resolveram formar um novo clero.

ANNO MMXX - ANNO MMXXV

SURGIMENTO DA NOVA COMUNIDADE

A Comunidade Católica em Minecraft que neste período estava dispersa e dividida, necessitou se consolidar e fortificar um novo clero. Por isso, um dos proto-fundadores da missão inicial fundou a Santa Sé do Minecraft, que fora oficialmente fundada em 27 de dezembro de 2020, pelos seguintes membros, dentro eles sacerdotes, bispos e cardeais que eram opostos ao cisma Otaviano, à ressaltar: Evaldo Júnior, Caio Medeiros e João Paulo. No dia seguinte (28 de dezembro) foi celebrada a primeira Missa com os integrantes, e se fixado oficialmente o clero no servidor Roma Aeterna.

A fundação oficial desse novo clero, se deu à 2(dois) de janeiro do ano do Senhor de 2021, no qual marca a eleição como Pontífice da Santa Igreja o Cardeal Caio Medeiros, que se impôs o nome de Paulo II. Foi solenemente entronizado na Basílica Vaticana aos 9 de janeiro, e empossado na Cátedra Lateranense aos 10 de janeiro, festa do batismo do Senhor. Seu pontificado foi marcado pela reorganização do clero e suas atividades. Além disso, em seu governo, foi restituída a Diocese de Roma, e reabilitados diversos cardeais e bispos. No entanto, 12 dias após sua eleição Paulo renunciou à Sé Petrina por ameaças da comunidade do Habbo.

Para suceder Paulo II, os cardeais elegeram em 21 de abril de 2021, o Cardeal Evaldo Júnior, que tomou o nome de Paulo III em honra e memória de seu predecessor. O seu governo, assim como o de Paulo II, teve como objetivo consolidar e reorganizar as atividades da comunidade e de seu clero, para atingir esse fim, Paulo III erigiu três dioceses: Óstia, Albano e Vila Nova de Ourém, e duas arquidioceses: São João Del Creeper e Mariana. Além disso, nomeou 3 bispos e 2 cardeais, como também condecorou 3 monsenhores para a Santa Igreja. Foi em seu pontificado que houvera a convocação do Primeiro Concílio de Latrão, embora convocado nunca fora realizado. Paulo III também foi conhecido por reprimir fortemente o cisma presente em Minecraft. Sobretudo, através da Carta Apostólica "Unum Corpus", defendendo a unidade da Igreja. Com o passar do tempo o clero se desanimou, além de que a Igreja foi assolada por diversos ataques, perdendo grande parte de sua estrutura arquitetônica. Esses fatos, resultaram no fechamento das dioceses de Óstia, Albano e Vila Nova de Ourém e posteriormente, de sua renúncia à Sé Petrina. Apesar das criações de novas dioceses, o clero já estava se tornando escasso.

Para suceder Paulo III, foi eleito aos 22 dias de junho de 2021, o Cardeal Victor Gabriel dos Santos, que se impôs o nome de Leão III. No dia seguinte, 23 de junho, iniciou solenemente o seu ministério Petrino. Iniciou o seu ministério enfrentando grandes dificuldades. Os cardeais que o elegera, retornaram ao cisma que tanto condenaram. Sendo necessário uma "nova fundação" do clero. Apesar dos primeiros acontecimentos ocasionados pelo abandono dos bispos e cardeais, o Papa começou com alegria o seu pontificado com a presença de três sacerdotes que foram essenciais para o amadurecimento da comunidade. Tendo apenas a Arquidiocese de São João Del Creeper como Igreja particular, foi desenvolvido uma grande promoção vocacional na comunidade, com a instalação das redes oficiais da comunidade no Youtube, com a criação do Vatican News de Minecraft, com o Instagram, Tiktok e Youtube. A comunidade recebeu um enorme números de seminaristas, algo nunca visto antes e que serviu de ânimo para o Papa e os seus auxiliares padres. Leão III se debruçou a ser próximo dos novos membros da comunidade, sendo bastante presentes, de forma não oficial e "supressa" nos eventos promovidos pelos sacerdotes e bispos. Seu pontificado foi marcado por uma admirável dedicação à reforma e revitalização da vida eclesial em todas as suas dimensões. Reformou a Cúria Romana, sobretudo, através da Constituição Apostólica "Apparatus Christi", reestruturou o Colégio dos Cardeais e o episcopado, nomeando novos bispos e promovendo com discernimento aqueles que se distinguiram na fidelidade e no serviço. Regulamentou os protocolos do conclave através da Constituição Apostólica "Universi Domici Gregis I". Em seu governo, foram criados 4 cardeais, nomeados 11 bispos e condecorados 9 monsenhores, além de uma renovação quase total do clero ativo na comunidade, em busca de uma presença pastoral mais viva e comprometida. No plano institucional, reabriu a Arquidiocese de Mariana e criou a Diocese de Leiria-Fátima, e posteriormente a Arquidiocese de Aparecida, restaurando a vitalidade das sedes eclesiásticas que se tornaram centros de evangelização. Promoveu eventos voltados às vocações, como o Acampamento de Férias de 2022, a Jornada Mundial da Juventude de 2021, as confraternizações com o clero aos finais dos anos e de modo particular, a tradicional virada do ano civil no Santuário de Fátima, como também diversas outras iniciativas que se multiplicaram em toda a comunidade e incentivaram os trabalhos da mesma, à ressaltar pelo mês vocacional de 2022, convocado através da Carta "Ecce Ego Sum" e pelas diversas visitas apostólicas que realizou em seu governo. Manteve, especial atenção ao apostolado nas redes sociais, onde suas mensagens e projetos alcançaram inúmeros jovens. Empreendeu ainda uma profunda reforma da estrutura geográfica do território da Igreja, redesenhando por completo o Mapa “Christus Salvatore”, cuja dedicação ofereceu aos fiéis e ministros um espaço digno, ordenado e belo para a celebração da Santa Missa e demais atos litúrgicos. Leão III também foi responsável pela introdução e criação dos primeiros "add-ons católicos" na história do minecraft, com a adição de objetos episcopais e itens de altar, sendo referência para as demais comunidades espalhadas pelo mundo. Como sacerdos magnus, exerceu com fervor e nobreza o ministério litúrgico tanto na Diocese de Roma quanto nas demais partes do mundo eclesial, presidindo as celebrações com piedade, solenidade e fidelidade à tradição. No campo magistral, publicou 6 Constituições Apostólicas, 2 Cartas Apostólicas e 44 Bulas, além de inúmeras catequeses e alocuções que nutriram espiritualmente o povo de Deus. Sua pregação foi constante, clara e profundamente enraizada na doutrina católica, refletindo-se nas audiências gerais, discursos públicos e mensagens pastorais. Em sua pessoa, uniram-se a firmeza doutrinal, a prudência pastoral e a ternura de pai, sendo reconhecido por sua paternidade universal e vida de oração. Leão III faleceu com a saúde já debilitada no Palácio Apostólico, aos 23 dias de janeiro de 2023, após ter governado a Igreja por um ano, sete meses e um dia. A morte de Leão causou grande comoção entre os membros do apostolado, e foi seguida por piedosas exéquias realizadas na Basílica Vaticana, segundo os ritos solenes. O Santo Padre, o Papa Leão III, é visto como um novo fundador para a comunidade, devido as constantes lutas e tentativas de melhoras. O papa pegou uma igreja em crise, ocasionada pelo abandono e traição no início do seu pontificado e que não impediram o seu crescimento e deixou uma comunidade viva e transbordante de membros para os seus sucessores e que são visíveis até os tempos atuais. Em 12 de outubro de 2023, durante a Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, foi proclamado como Magno de Santa Memória pelo Papa João Paulo VI, através da Constituição Apostólica "Servus Dei" em forma de reconhecimento pelos seus grandes esforços durante o seu pontificado.

Após o falecimento de Leão III, o Santo Conclave elegeu em 30 de janeiro de 2023 o Cardeal Ricardo Dias, que adotou o nome de Bento VII. em 03 de fevereiro, iniciou solenemente o seu ministério Petrino, e infelizmente não tomou posse na sua Igreja Catedral em Latrão. O seu pontificado foi marcado por uma grande instabilidade dentro da Igreja durante todo o seu curto período, apesar da tentativa do controle da situação não se obteve grandes êxitos. Foram condecorados 3 monsenhores, nenhum bispo foi eleito ou cardeal criado. Houve grande reforma na Cúria Romana e, em especial, aos membros da família pontifícia que ganharam grande destaque durante o exercício de seu ministério. Entre os documentos principais contam-se 1 Carta Encíclica, 1 Letra Apostólica em forma de Bula e 11 Bulas. Além das ótimas Catequeses propostas nas Audiências gerais e das alocuções pronunciadas em todas as partes do mundo em suas visitas apostólicas em Aparecida e Mariana. Durante seu governo foi também reformado alguns setores da Cúria Romana, sendo criados a Pontifícia Comissão para os Textos Legislativos e o Pontifício Comitê para os Congressos Eucarísticos Internacionais, vários Dicastérios receberam novos prefeitos incluindo aquelas que haviam sido criadas e reformadas, tendo outras ganhando maior destaque. Bento é conhecido por defender através de argumentos teológicos a missão do apostolado em Minecraft, sobretudo, pela Carta Encíclica "Legatus Christi" onde propõem uma visão teológica da comunidade, como missão de evangelização. Além disso, foi em seu pontificado que de instituiu Santa Terezinha do menino Jesus como padroeira da comunidade, através da Letra Apostólica "Caelum Rosa". Como grande douto, erigiu e abriu canonicamente a Ordem Agostiniana, através da Bula Bastion Veritatis”, e concedeu, através da Bula "Prima Potestas" a dignidade de primaz brasileira a Arquidiocese de São João Del Creeper. Em estrutura, a Cidade do Vaticano e as dependências do Palácio Apostólico foram ampliadas de modo exponencial. Na noite do dia 21 de abril de 2023, na Sala Clementina do Palácio Apostólico quando toda a Igreja estava reunida através da convocação ao Consistório Ordinário Público, o Santo Padre Bento VII anunciou oficialmente a sua renúncia a Cátedra de São Pedro e a seu ministério, convocando assim um novo conclave para a eleição de seu sucessor.  O Romano Pontífice Emérito passou os últimos anos da sua vida dentro dos muros do mosteiro Mater Dei, dedicando-se à oração, à meditação e a adoração à Eucaristia. Faleceu no dia 02 de setembro do ano do Senhor de 2024, às 19:45 horas da noite de maneira pacífica e serena tendo as orações da Igreja como conforto final de sua vida.

Depois da renúncia de Bento VII, os Cardeais elegeram em 24 de abril de 2023 o Cardeal Marco Antônio Martins, que tomou o nome de João Paulo VI. Aos 26 dias do mesmo mês rezou a Missa Pro Ecclesiae na Capela Sistina junto dos Cardeais, e em 1º de maio foi solenemente entronizado e coroado na Basílica Vaticana, iniciando assim, seu ministério Petrino. No dia seguinte, 2 de maio, recebeu a posse de sua Cátedra em Latrão. A priori, seu pontificado teve como escopo a reanimação do clero, e sua restruturação, para atingir este fim, João Paulo começou pela reforma da cúria romana e das dioceses, nomeando pessoas idôneas para assumir diversos ofícios eclesiásticos. No início de seu Pontificado, em 29 de maio de 2023, declarou Nossa Senhora da Conceição Aparecida, como Rainha e Padroeira do Brasil, através do Decreto "Mater Aparecida", ao qual também celebrou sua proclamação e coroação, no Santuário Nacional de Aparecida em 31 de maio. Foi também responsável por elevar a dignidade de Basílica Menor a histórica Igreja de Santo Agostinho, presente em São João Del Creeper, como também de convocar o mês vocacional de 2023 (e posteriormente de 2024) e de promulgar o Código de Direito Canônico em 27 de setembro de 2023, através da Decretal Pontifícia "Romanum Pontifex". Ainda, declarou seu venerável predecessor, Leão III (in memoriam) como Magno, aos 12 dias do mês de outubro de 2023, solenidade de Nossa Senhora Aparecida. Também regulamentou as titulações dos monsenhores, e seus privilégios através do motu proprio "Viri Honorati", e reformou, através da Constituição Apostólica "Nova Temporibus", todos os seminários da Santa Igreja, como também seu método formativo. Ao longo de seu ministério, João Paulo VI se preocupou com as situações degradantes e com os conflitos mundiais, condenando as guerras, e em especial particularidade a situação na ilha de Marajó, convocando toda a Igreja a rezar pela paz, sobretudo nos dias 1º de janeiro de 2024 e 2025, dia mundial da paz. Em seu governo, João Paulo presou muito pela unidade da Igreja, nesse sentido, promoveu a união de uma comunidade cismática ao apostolado, através do decreto "Reconciliationis et Unitatis". Foi também em seu pontificado que houve o retorno de muitos clérigos anteriormente excomungados, recebendo estes o perdão apostólico e gozando da plena comunhão com a Igreja. Devida a grande expansão da comunidade, João Paulo VI erigiu a Arquidiocese Metropolitana de São Paulo, e presenciou diversas ordenações de sacerdotes para a comunidade. Aos 02 dias de setembro de 2024, João Paulo presenciou o falecimento de seu predecessor, o Papa Emérito Bento VII (in memoriam) e convocou toda a Igreja a rezar por sua alma, o próprio Pontífice realizou as celebrações funerárias de seu predecessor, como de igual forma, o sepultou na cripta Vaticana. Ainda, em seu governo, no dia 22 de novembro de 2024, criou a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e no dia 10 de janeiro de 2025, determinou a criação da Instituição da Comissão Teológica Internacional, e da Instituição da Pontifícia Comissão Bíblica. João Paulo também se preocupou com as redes sociais, proporcionando novos métodos e estratégias para se obter um trabalho de evangelização eficiente, os frutos desse trabalho foram observados após a entrada de muitas vocações para a Igreja. Em seu pontificado, foram criados 3 cardeais, nomeados 9 bispos e condecorados 8 monsenhores. Além disso, redigiu diversas bulas, constituições apostólicas, cartas apostólicas e outros documentos. Foi também responsável por convocar em 22 de julho de 2024, o jubileu da esperança, como também em 24 de novembro de 2024, através da Bula "Spes quae renovat" o jubileu dos cinco anos da comunidade. Com efeito, ordenou que fosse realizado nas portas santas de todas as Basílicas Maiores o rito do recognitio, e ordenou a abertura das portas santas em todas as dioceses, João Paulo realizou a abertura das portas santas de suas Basílicas durante os meses de dezembro, e janeiro de 2025. Após um longo governo, o Pontífice já limitado de suas forças veio por falecer aos 23 dias de janeiro de 2025, no Palácio Apostólico, tendo como resultado um dos pontificados mais frutuosos da comunidade, e o mais extenso.

Atualmente senta na Cátedra de Pedro, Gregório V, eleito aos 30 de janeiro de 2025.
________________________________

SVMMI PONTIFICES
QVI HAC REGNAVERVNT

I. Pio I [Dom Pedro Cardeal Dutra] (Antipapa)
II. Bento I [Dom Júnior Cardeal Pacelli]
III. Antônio I [Dom Lucas Cardeal Rodriguez] 
IV. Inocêncio I [Dom Matheus Cardeal Parcio]
V. Clemente I [Dom Júnior Cardeal Pacelli]
VI. Pio II [Dom Hugo Cardeal Ribeiro]
VII. Gregório I [Dom Vitor Cardeal Vogel]
VIII. Mariano I [Dom Emanuel Cardeal Marques]
IX. Bento II [Dom Denílson Cardeal Souza]
X. Mariano II [Dom Raphael Cardeal Nery]
XI. Antônio II [Dom Lucas Cardeal Rodriguez]
XII. Cirilo I [Dom Júnior Cardeal Pacelli]
XIII. Gregório II [Dom Marcos Cardeal Andrade]
XIV. João Paulo I [Dom Jonny Cardeal Salles]
XV. Bento III [Dom Uelintom Cardeal Santos]
XVI. Leão I [Dom Dannylo Cardeal Oliveira]
XVII. Bento IV [Dom Otávio Cardeal Silva]
XVIII. Pio  III [Dom Juan Pablo Cardeal Marchon]
XIX. Clemente II [Dom Eduardo Cardeal Guimarães]
XX. João Paulo II [Dom Artur Cardeal Tavares]
XXI. Leão II [Dom Wagner Cardeal Macedo]
XXII. Bento V [Dom David Cardeal Pinheiro]
XXIII. Gregório III [Dom Otávio Cardeal Silva]
XXIV. João Paulo III [Dom Henrique Cardeal Santos]
XXV. Bento VI [Dom Júnior Cardeal Pacelli]
XXVI. Mariano III [Dom Júlio Cardeal Cesar]
XXVII. João Paulo IV [Dom Otávio Cardeal Silva]
XXVIII. Paulo I [Dom David Cardeal Pinheiro]
XXIX. João Paulo V [Dom Ademir Cardeal Tadeu]
XXX. Gregório IV [Dom Júnior Cardeal Pacelli] 
XXXI. Mariano IV [Dom Júlio Cardeal Cezar] 
XXXII. Francisco [Dom Victor Cardeal Souza] 
XXXIII. Paulo II [Dom Caio Cardeal Medeiros]
XXXIV. Paulo III [Dom Júnior Cardeal Pacelli]
XXXV. Leão III [Dom Victor Gabriel Cardeal Santos] (Magno)
XXXVI. Bento VII [Dom Ricardo Cardeal Dias]
XXXVII. João Paulo VI [Dom Marco Antônio Cardeal Martins]
XXXVIII. Gregório V [Dom Victor Gabriel Cardeal Santos]
________________________________

Esta é a lista reconhecida de pontífices reinantes da Santa Igreja Romana. Até a presente data, já reinaram sobre ela trinta e oito (38) pontífices.

Esta lista deverá ser de conhecimento público e servirá para composição nos arquivos documentais da Sé Apostólica.

نموذج الاتصال