OFFICIUM DE CELEBRATIONIBUS LITURGICIS SUMMI PONTIFICIS
CONVOCAÇÃO | FORMAÇÃO GERAL COM OS
CONVOCAÇÃO | FORMAÇÃO GERAL COM OS
CERIMONIÁRIOS E MESTRES DE CERIMÔNIAS (ARQUI)DIOCESANAS
Status Civitatis Vaticanae
Em especial aos Cerimoniários e Mestre de Cerimônias Arquidiocesanos e a todo o povo de Deus, saudações e copiosas bênçãos no Senhor.
Irmãos,
A liturgia é o coração da vida da Igreja, onde Cristo se faz presente para santificar o povo de Deus. Como cerimoniários, somos chamados a cuidar para que cada celebração seja um verdadeiro encontro com o Mistério Pascal, realizado com reverência, ordem e fidelidade às normas litúrgicas. Nosso ministério é um serviço essencial para a edificação da comunidade cristã, pois, como ensina a Sacrosanctum Concilium, "nenhuma outra ação da Igreja é igual à sua eficácia em santificar os homens" [1].
A fim de realizar o que a Santa mãe Igreja nos pede e ensina, de atender as suas necessidades e reforçar este compromisso com o serviço ao altar, o Departamento de Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice convoca todos os cerimoniários e mestre de cerimônias (Arqui)Diocesanos para uma Formação Geral, no dia 06 de dezembro de 2024, na Basílica Vaticana, as 21:00 (Horário de Brasília), com o objetivo de nos prepararmos para servir dignamente o altar de Deus, e compreendermos melhor os ritos litúrgicos e a importância do ministério que exercemos na celebração do culto divino, especialmente no que se refere à dignidade e à santidade da liturgia.
Reforçamos que a presença de todos os que desempenham os ofícios de cerimoniários e mestre de cerimônias arquidiocesanas é OBRIGATÓRIA. Aqueles que por motivo plausível ou grave não puderem comparecer deverão apresentar justificativa com antecedência de dois (2) dias antes da formação.
Por fim meus irmãos, sabemos que o serviço no altar é um compromisso sagrado, como nos ensina o Catecismo: "A liturgia é o culme da ação da Igreja e a fonte de sua vida, sendo, portanto, um serviço de grande responsabilidade" [2]. Que, ao participar desta formação, possamos crescer em nossa vocação, imitando o exemplo de Cristo, o Servo por excelência, e tornando-nos mais aptos a celebrar com reverência e autenticidade os mistérios da fé.
Peço a todos que participem deste momento com espírito de oração e serviço, e rogo à Santíssima Virgem Maria, mãe da Igreja, que renovando o compromisso com a liturgia e com a Santa Igreja, possamos trabalhar com disposição em expressão do amor de Deus por nós, e que a celebração da fé, na qual somos cooperadores, seja sempre sinal de unidade e testemunho do Evangelho em nosso apostolado e no mundo.
Sem mais e com minhas orações;
Dado e Passado, no Palácio Apostólico, ao 2° dia do mês de dezembro de 2024, ano da graça do Senhor.
✠ Miguel Wandermurem
Tituli di Novi
Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias