Intenção:
Rezemos para que este Jubileu nos reforce na fé, ajudando-nos a reconhecer Cristo ressuscitado no meio das nossas vidas, e nos transforme em peregrinos da esperança cristã.
Reflexão:
O Papa, durante este mês, pede que rezemos para que este Jubileu nos reforce na fé, ajudando-nos a reconhecer Cristo ressuscitado no meio das nossas vidas, e nos transforme em peregrinos da esperança cristã. O ano de 2025 será um Ano Jubilar ordinário. O tema escolhido para este Jubileu é Peregrinos da esperança. As palavras escolhidas – peregrinos e esperança – representam temas-chave do pontificado do Papa Francisco.
Cada Jubileu é um tempo de celebração e o de 2025 pede-nos que sejamos peregrinos da esperança, que estejamos «sempre prontos para responder a todo aquele que vos pedir a razão da vossa esperança» (1 Pd 3, 15), num mundo em que parecem dominar o desespero e a desconfiança. Significa encarnar a nossa fé, tornar a esperança visível nas nossas vidas. Isto só é possível se reconhecemos o Ressuscitado nos caminhos da nossa vida, pois é o encontro pessoal com Ele que nos fortalece e transforma para encarnar o seu Evangelho nas nossas vidas e ser sinais de esperança.
A vida cristã é uma peregrinação: uma viagem, um caminho. Como qualquer viagem, implica desafios, provas e obstáculos que precisam de ser superados para chegarmos ao destino. Cristo ressuscitado, que é o nosso caminho, assegura-nos que, se o seguirmos, a vitória é certa. Ele próprio percorreu um caminho nada fácil, o caminho da Cruz, mas é o caminho que leva à vida eterna, à felicidade e à salvação.
Este caminho vivido no dia a dia é o «lugar» onde Cristo se aproxima de nós e onde o reconhecemos a trabalhar para nós. Somos convidados a viver próximos de Cristo diariamente, assumindo as decisões e as responsabilidades da nossa vida, cuidando das relações, trabalhando, servindo e suportando com paciência, humildade e esperança as pequenas ou grandes dificuldades da vida. É o caminho da cruz de cada dia.
Oração:
Que alegria, sentirmo-nos chamados a ser peregrinos da esperança! Jubilosos, alegres, peregrinos que renovam a sua procura de Cristo ressuscitado no meio da vida. Pai, queremos viver este tempo caminhando com o teu Filho Jesus, abraçados à cruz da entrega e do serviço. Queremos dar razão da nossa fé! Dizer ao mundo que a nossa fé não é vã, a nossa esperança não é uma ilusão, nem as nossas dores becos sem saída! A nossa vida é caminho, peregrinar, seguindo uma pessoa, Cristo, fonte de vida! Celebramos que somos filhos de um Deus vivo que atua e trabalha por nós, para quem somos todos filhos amados. Cristo é o nosso destino e o nosso caminho! AMÉM
Desafios:
- Reconhecer Cristo ressuscitado - Prepara-te para o ano do Jubileu, observando os sinais do Ressuscitado naquilo que vives e nas pessoas que te rodeiam.
- Ver, escutar, sentir - Observa o rosto dos que cruzam o teu caminho. Escuta o que dizem, para lá das suas palavras. Pede ao Ressuscitado o seu coração, para teres empatia.
- Acolher a vida real à luz da ressurreição - Deixas que a tua fé ilumine as tuas decisões e o teu dia a dia com a família, com os amigos, com a comunidade, com os companheiros de trabalho?
- Viver a fé como caminho com Cristo - Recorre com frequência a Jesus. Ele ajudar-te-á a partilhar o caminho com outros, no respeito, na unidade e na esperança.
- Viver a fé como caminho com outros - Cuidas dos laços, da participação dos que vivem a adiar e do serviço? Exprime a tua fé no teu caminhar com os outros.
Dado e Passado na Sede da Rede Mundial da Oração do Papa, ao primeiro dia do mês de Dezembro do ano da Graça do Senhor de 2024.