PIVS, EPISCOPVS
SERVVS SERVORVM DEI
AD PERPETVAM REI MEMORIAM
BULA DE NOMEAÇÃO EPISCOPAL
ARCEBISPO METROPOLITANO DE APARECIDA
Ao diletíssimo filho, Dom Marco Antônio Cardeal Martins,
eleito arcebispo metropolitano de Aparecida, saúde e bençãos apostólicas.
eleito arcebispo metropolitano de Aparecida, saúde e bençãos apostólicas.
“O Senhor estabelece no coração daqueles que O servem caminhos que eles mesmos não saberiam escolher, para que resplandeça não a força humana, mas a ação misteriosa da graça.”. Assim nos recorda a sabedoria da Igreja, que contempla na história da salvação a mão invisível de Deus conduzindo os que Ele chama ao serviço do Evangelho. A cada tempo, o Espírito Santo suscita pastores capazes de carregar com humildade e firmeza o peso suave do governo pastoral, edificando a unidade, fortalecendo a caridade e iluminando o rebanho com a luz do Bom Pastor.
Considerando, portanto, com diligente reflexão, as necessidades espirituais e missionárias da Arquidiocese Metropolitana de Aparecida, coração Mariano do Brasil e custódia da fé do povo que acorre ao Santuário da Mãe de Deus, sentimos a urgência de prover-lhe um pastor que una sabedoria pastoral, solidez doutrinal e ardor missionário, capaz de sustentar essa Igreja Particular em sua grande responsabilidade diante da Nação.
Com gratidão e apreço, contemplamos vosso longo e frutuoso ministério como Arcebispo Metropolitano de São Paulo, onde, com prudência, firmeza e espírito de comunhão, guiastes um dos mais vastos e complexos territórios eclesiais do país, exercendo com fidelidade o múnus episcopal, promovendo a caridade pastoral e sustentando o clero e os fiéis com palavra segura e coração magnânimo.
Depois de ouvir atentamente o parecer do Dicastério para os Bispos e ponderar vossas virtudes, vossa sólida experiência e vossa reconhecida capacidade de governo pastoral, TE NOMEAMOS e CONSTITUÍMOS, amado filho, DOM MARCO ANTÔNIO CARDEAL MARTINS, como ARCEBISPO METROPOLITANO DE APARECIDA, com todos os direitos, deveres e encargos estabelecidos pela Sagrada Tradição e pelos cânones da Santa Igreja.
Convidamo-vos a abraçar esta nova missão com fé purificada, ardor renovado e espírito de profunda entrega, tornando-vos presença paterna para o clero, guia seguro para os religiosos, consolação para os peregrinos e sinal de unidade para todo o povo de Deus que se reúne sob o olhar amoroso de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil.
Sede solícito em promover a evangelização, aprofundar a vida sacramental, proteger a piedade Mariana e sustentar a missão do Santuário Nacional, para que esta Arquidiocese continue a ser fonte de luz, esperança e misericórdia para a Igreja e para o mundo.
Confiamos vosso ministério episcopal à materna intercessão da Imaculada Conceição de Aparecida, para que Ela vos fortaleça no serviço, vos ilumine nas decisões e vos conduza sempre à plena união com o Coração de seu Filho, Pastor eterno da Igreja.
Dado e Passado em Roma, aos oito dias do mês dezembro do ano Jubilar de 2025, primeiro de nosso pontificado.
✠ Pivs Pp. IV
Pontifex Maximvs
Eu o subscrevi,
✠ Emanuel card. GOMES,
Substituto da Secretaria de Estado do Vaticano
Tags
Nomeações Episcopais
