DOM EMANUEL CARDEAL GOMES
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
CARDEAL-DIÁCONO DI SANCTA AGATHAE IN URBE
ARCEBISPO PRIMAZ DE SÃO JOÃO DEL CREEPER
PREFEITO DO DICASTÉRIO PARA OS SEMINÁRIOS
PRÓ-PRESIDENTE DO ARQUIVO APOSTÓLICO VATICANO
SUBSTITUTO DA SEÇÃO DE ASSUNTOS GERAIS DA SECRETARIA DE ESTADO
PRÓ-PRESIDENTE DA ADMINISTRAÇÃO DO PATRIMÔNIO DA SÉ APOSTÓLICA
NÚNCIO APOSTÓLICO PARA AS IGREJAS ESTRANGEIRAS
A todos os que lerem, saudações e bençãos no Senhor.
Com jubilosa exultação e sincera ação de graças ao Altíssimo, elevo esta carta para acolher e saudar, com profundo respeito e afeto fraterno, a nomeação de Vossa Excelência Reverendíssima, Dom Vinicius Lucas, feita por Sua Santidade o Papa, no último dia 21 de novembro, durante a Solenidade de Nossa Senhora do Pilar, como novo Bispo Diocesano de Paris, Igreja de venerável tradição, irradiadora de cultura, fé e missão para o mundo inteiro.
A notícia de vossa nomeação ressoa entre nós como verdadeira visita da graça, confirmando que o Espírito Santo continua a suscitar pastores segundo o Coração de Cristo, para que o rebanho do Senhor seja sempre conduzido com sabedoria, caridade pastoral e firmeza na fé. Uno-me de coração ao vosso generoso “sim”, expressão de obediência, humildade e plena confiança na vontade divina.
Recordo, com amor filial à Igreja, as palavras do Príncipe dos Apóstolos: “Apascentai o rebanho de Deus que vos foi confiado, cuidando dele não por coação, mas de livre vontade, como Deus quer” (1Pd 5,2). Que tais palavras sustentem cada gesto de vosso ministério, fazendo de vosso episcopado reflexo luminoso do Cristo Bom Pastor, que conhece, ama e dá a vida por suas ovelhas.
Que, ao iniciar esta nova etapa, Vossa Excelência encontre na nobre Diocese de Paris um clero dedicado, um povo fiel e comunidades ansiosas por acolher vosso pastoreio. Que vossa presença traga renovação espiritual, unidade, coragem missionária e sensível atenção aos desafios do tempo presente, para que a fé floresça sempre mais naquela cidade marcada pela história e pela transcendência.
Desejo manifestar também minha sincera alegria em poder estar presente na solene celebração de vossa apresentação como Bispo Diocesano de Paris, elevando juntos nosso louvor a Deus pela graça derramada sobre Sua Igreja.
Enfim, confio vosso ministério à materna intercessão de Nossa Senhora do Pilar, sob cujo olhar fostes chamado, e à gloriosa proteção de Santa Genoveva, padroeira de Paris, modelo de fé intrépida e caridade inabalável.
Leiria-Fátima, 23 de Novembro do ano Jubilar de 2025
Sede da Nunciatura Apostólica para as Igrejas Estrangeiras
