Bula de Nomeação Episcopal | Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília

   

PIVS, EPISCOPVS
SERVVS SERVORVM DEI

AD PERPETVAM REI MEMORIAM

BULA DE NOMEAÇÃO EPISCOPAL
BISPO AUXILIAR DA ARQUIDIOCESE DE BRASÍLIA

Ao diletíssimo filho, Dom Gabriel Cardeal Monteiro,
eleito bispo auxiliar de Brasília, saúde e bençãos apostólicas.

    A missão confiada por Cristo Nosso Senhor aos Sucessores dos Apóstolos permanece, em todas as épocas, como uma responsabilidade que exige coragem espiritual, fé amadurecida e ardor missionário. Como lembra Santo Inácio de Antioquia, “onde está o bispo, ali esteja o povo, assim como onde está Cristo Jesus, aí está a Igreja”. Assim, aqueles que recebem o encargo episcopal são chamados a tornar visível, no meio do rebanho, a presença amorosa do Bom Pastor que guia, consola, corrige e sustenta o seu povo.

    Tendo diante dos olhos as necessidades crescentes da Arquidiocese Metropolitana de Brasília, Igreja jovem, vibrante na fé e chamada a ser farol de esperança no coração desta Nação, julgamos oportuno fortalecer seu pastoreio com um auxiliar que, unido ao Arcebispo Metropolitano, possa promover a caridade pastoral, a unidade e o fervor missionário que o tempo presente exige.

    Com sincera gratidão, elevamos nossos louvores a Deus por vosso dedicado serviço prestado como Vigário-Geral da Diocese de Roma, onde, com prudência, espírito de comunhão e zelo incansável, ajudastes a conduzir o Povo de Deus, servindo sempre com fidelidade, discrição e profundo amor à Igreja. Tais qualidades, amadurecidas no coração da Sé Apostólica, tornam-vos digno e capaz de assumir novas responsabilidades para o bem da Igreja universal.

    Assim, depois de ouvir atentamente o parecer do Dicastério para os Bispos, e considerando vossas virtudes, vossa experiência e disponibilidade pastoral, TE NOMEAMOS e CONSTITUÍMOS, amado filho, Dom Gabriel Cardeal Monteiro, como BISPO AUXILIAR DA ARQUIDIOCESE METROPOLITANA DE BRASÍLIA, com todos os direitos, deveres e encargos previstos pela Sagrada Tradição e pelos cânones da Santa Igreja.

    Conclamamos-vos a exercer este novo ministério em estreita comunhão com o Arcebispo Metropolitano, Dom Victor Gabriel Cardeal Santos, servindo-o com lealdade, fraternidade e espírito de corresponsabilidade, para que juntos promovais a edificação espiritual desta Arquidiocese. Seja vosso ministério sinal de proximidade para com o clero, firmeza para com os jovens, compaixão para com os pobres e ânimo renovado para com todos os que buscam no Evangelho um sentido para suas vidas.

    Que a vossa presença fortaleça a missão evangelizadora desta Igreja Particular, iluminando com ardor apostólico as comunidades, paróquias, movimentos e pastorais, para que Brasília continue sendo terra de fé firme, esperança viva e caridade operante.

    Confiamos vosso episcopado à amorosa proteção de Nossa Senhora Aparecida, Mãe e Padroeira do Brasil, para que Ela vos ampare em cada decisão, fortaleça vosso ministério e vos conduza sempre ao Coração do seu Filho.

Dado e Passado em Roma, aos vinte e um dias do mês novembro do ano Jubilar de 2025, primeiro de nosso pontificado.


 Pivs Pp. IV
Pontifex Maximvs

Eu o subscrevi,
✠ Emanuel card. GOMES,
Substituto da Secretaria de Estado do Vaticano
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال