Bula de Nomeação Episcopal | Bispo Auxiliar para a Arquidiocese de Mariana

     

PIVS, EPISCOPVS
SERVVS SERVORVM DEI

AD PERPETVAM REI MEMORIAM

BULA DE NOMEAÇÃO EPISCOPAL
BISPO AUXILIAR DA ARQUIDIOCESE DE MARIANA

Ao diletíssimo filho, Dom Thiago Marques,
eleito bispo auxiliar da Arquidiocese de Mariana, saúde e bençãos apostólicas.

    A Santa Igreja, guiada pela graça do Espírito Santo, jamais deixa de cuidar com ternura e firmeza da missão que recebeu do Senhor: anunciar o Evangelho a toda criatura e conduzir os fiéis pelos caminhos da santidade. Como ensinava Santo Irineu de Lião, “onde está a Igreja, ali está o Espírito de Deus; e onde está o Espírito de Deus, ali está a vida”, recordando-nos que cada pastor é chamado a ser sinal visível desta vida que brota do Ressuscitado.

    Considerando atentamente as necessidades espirituais e pastorais da Arquidiocese Metropolitana de Mariana, Igreja de antiga tradição e sempre fecunda no testemunho da fé. Confiada a um novo governo eclesiástico pelo Irmão Dom Lucas Tristan, julgamos oportuno fortalecer seu pastoreio com novo auxílio fraterno, capaz de colaborar com ardor e serenidade na condução desta porção do Povo de Deus.

    Depois de ouvir o Dicastério para os Bispos e avaliando vossa idoneidade, vosso espírito de serviço e vossa reta doutrina, TE NOMEAMOS e CONSTITUÍMOS, amado filho, Dom Thiago Marques, como BISPO AUXILIAR DA ARQUIDIOCESE METROPOLITANA DE MARIANA, conferindo-vos todos os direitos, deveres e encargos do ministério episcopal, segundo a sagrada Tradição da Igreja. 

    Exortamos-vos a exercer vosso ofício com um coração semelhante ao de São Carlos Borromeu, cuja caridade pastoral e incansável zelo pela formação do clero se tornaram exemplo luminoso para os pastores de todos os tempos. Que, à sua imitação, sejais presença próxima junto aos presbíteros, apoio firme aos consagrados, animador da juventude e consolador dos que sofrem. Lembrai-vos sempre de que o bispo auxilia não como quem ocupa um lugar secundário, mas como quem se faz irmão, defensor e cooperador generoso na obra da evangelização.

    Encorajamos-vos, de modo particular, a trabalhar em sincera comunhão e harmonia com Dom Lucas Tristan, cuja experiência e prudência serão valiosas para o crescimento espiritual e vocacional desta Arquidiocese. A missão que ora assumis exige disposição contínua, escuta atenta, discernimento maduro e um coração totalmente entregue a Cristo e à sua Igreja.

    Confiamos vosso ministério ao patrocínio da Bem-Aventurada Virgem Maria, Senhora da Assunção, gloriosa Padroeira desta Arquidiocese, para que ela vos cubra com seu manto de graça e vos conduza sempre à fidelidade e à humildade do verdadeiro serviço episcopal. Que, por sua intercessão, vosso apostolado produza frutos de unidade, renovação e firme esperança no coração do povo marianense.

Dado e Passado em Roma, aos vinte e três dias do mês novembro do ano Jubilar de 2025, primeiro de nosso pontificado.


 Pivs Pp. IV
Pontifex Maximvs

Eu o subscrevi,
✠ Emanuel card. GOMES,
Substituto da Secretaria de Estado do Vaticano
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال