Rezemos para que os cristãos, especialmente nos momentos de dificuldade e incerteza, saibam permanecer firmes na esperança que nasce do Evangelho. Que esta esperança, que não decepciona, seja força para transformar o mundo com gestos de fé, amor e solidariedade.
Setembro nos recorda que a esperança cristã não é uma ilusão, mas um dom de Deus enraizado no amor de Cristo. Como ensina São Paulo,
“a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,5).
A esperança é a virtude que sustenta os discípulos diante das provações. Ela nos ajuda a olhar além das dificuldades, confiando que Deus cumpre sempre as suas promessas.
Para os jovens, esperança significa acreditar que a vida tem um sentido maior do que as aparências, para as famílias, é a confiança de que Deus fortalece a fidelidade e o amor no dia a dia, para os mais pobres e sofredores, é a certeza de que Cristo caminha junto, oferecendo consolo e dignidade.Quando vivida na fé, a esperança se torna luz que guia a Igreja e cada um de nós, mostrando que, mesmo em meio às trevas, a vitória pertence a Cristo.
Senhor Jesus Cristo,
Tu és a nossa esperança que não decepciona.
Derrama sobre nós a graça do Espírito Santo,
para que, em toda dificuldade, jamais percamos a confiança no teu amor.
Faz com que os cristãos sejam testemunhas de esperança no mundo,
fortalecendo os corações abatidos, animando os jovens,
sustentando as famílias e consolando os que sofrem.
Que, enraizados em Ti, possamos proclamar com a vida:
a esperança não decepciona.