Descrição Heráldica do Brasão de Armas | Papa Pio IV


PIVS, EPISCOPVS
SERVVS SERVORVM DEI

AD PERPETVAM REI MEMORIAM

DESCRIÇÃO HERÁLDICA DO BRASÃO DE ARMAS
DO BEATÍSSIMO PAI, PIO IV

Ao longo dos séculos, os Romanos Pontífices têm adotado brasões que são sinais visíveis de sua missão apostólica e de seu serviço à Igreja de Cristo. O brasão do Santo Padre, Papa Pio IV, inserido nessa tradição, manifesta sua identidade espiritual, seu zelo pastoral e sua confiança na divina providência.

ELMO E TIMBRE

No timbre há-se o elemento da Tiara Pontifica, que alude os três poderes do Papa, a ordem, jurisdição e magistério, cada um deles representado em um diadema.

SUPORTES

Além do elmo, a Tiara Papal, o brasão apresenta como suporte as chaves decussadas de São Pedro, a primeira em jalde e outra em argento, são atacadas por um cordão de gules junto com suas borlas. As chaves representam a autoridade máxima do Pontífice enquanto sucessor de Pedro e fazem alusão ao evangelho de Mateus (Mt 16, 19). A chave de jalde alude ao poder espiritual do papa enquanto a de argento alude ao poder temporal.

ESCUDO

O escudo em campo de blau, segue a forma italiana, ou de cabeça de cavalo, o campo em blau representa o firmamento celeste e o manto da Santíssima Virgem, a cor propriamente dita significa: justiça, serenidade, fortaleza, boa-fama e nobreza.

No coração do escudo, observa-se uma âncora de três ganchos de sable filetada de argento, encordada de gules, posta em banda, posto em ponta. A âncora é símbolo de esperança, resiliência, estabilidade; o sable alude a sabedoria, ciência, honestidade e firmeza; a corda de gules representa o fogo do espírito que inflama no coração do Romano Pontífice, bem como o socorro que o papa dá aos que sofrem.

Atrás da âncora observa-se um mar de argento, ondulado de blau. O mar representa as águas revolto por onde o Pontífice deve guiar a barca de Pedro, além de aludir a ciência, castidade, pureza e eloquência.

Ao fundo, um monte de três cômeros, à italiana, tudo de sinopla, símbolo da paz e da esperança. O sinopla remete a liberdade, abundância, cortesia e amizade

Acima, antes do centro do chefe, a estrela da manhã em jalde, que simboliza Nossa Senhora, a estrela que guia o Sumo Pontífice na condução da Igreja.

No centro do chefe, um Cordeiro, passante ao natural, sustentando a cruz em gules. Remetendo diretamente à Nosso Senhor Jesus Cristo e de sua Santa Paixão.
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال