PIVS, EPISCOPVS
SERVVS SERVORVM DEI
AD PERPETVAM REI MEMORIAM
BULA DE NOMEAÇÃO EPISCOPAL
BISPO AUXILIAR DA DIOCESE DE ROMA
Ao diletíssimo filho, Dom Karlos Daniel, até aqui residente em Roma,
eleito Bispo Auxiliar de Roma, saúde e bençãos apostólicas.
eleito Bispo Auxiliar de Roma, saúde e bençãos apostólicas.
A missão confiada aos Apóstolos é árdua e exige, de seus sucessores, o exemplo do verdadeiro Pastor. Cristo, por meio da Igreja, entrega aos Bispos a responsabilidade de conduzir o rebanho, levando sempre a imagem de Nosso Senhor como o Bom Pastor. Permanecer unido a Cristo é condição para um ministério fecundo, atento às necessidades do povo de Deus e capaz de guiá-lo pelo caminho da salvação. Como nos recorda o Evangelho: “Eu sou a videira, vós os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto” (Jo 15,5). Trata-se de um serviço marcado pelo zelo litúrgico, pela fidelidade à doutrina e pelo ardor pastoral em favor do rebanho do Senhor.
A Igreja em Roma enfrenta desafios próprios de seu tempo, especialmente com a emeritude de nosso venerável irmão, Dom Cauã Tavares. Considerando, pois, a necessidade de fortalecer o vínculo da Diocese de Roma, e acolhendo as súplicas de nosso venerável irmão, Dom Gabriel Cardeal Monteiro, em favor da nomeação de um Bispo Auxiliar, bem como reconhecendo as qualidades, o zelo e a disponibilidade do venerável irmão, Dom Karlos Daniel, depois de ouvir o parecer do Dicastério para os Bispos, TE NOMEAMOS e CONSTITUÍMOS Bispo Auxiliar da Diocese de Roma, concedendo-lhe todos os direitos e deveres próprios do ministério episcopal.
Exortamos o novo Bispo Auxiliar a exercer seu ministério com filial devoção e com zelo pelo rebanho de Cristo. Que não se esqueça dos mais necessitados; seja instrumento de unidade entre o clero, promova o fortalecimento dos trabalhos pastorais com os fiéis leigos, e se mostre sempre diligente e dedicado à vinha do Senhor.
Confiamos o vosso ministério à Santíssima Virgem Maria, Mãe de todos os Sacerdotes. Que Ela interceda junto a Deus para que o vosso coração se una sempre ao Coração de Cristo, o Bom Pastor.
Dado e Passado em Roma, aos dezessete dias do mês setembro do ano Jubilar de 2025, primeiro de nosso pontificado.
✠ Pivs Pp. V
Pontifex Maximvs
