Bula de Nomeação Episcopal | Arcebispo Metropolitano Brasília

 

PIVS, EPISCOPVS
SERVVS SERVORVM DEI

AD PERPETVAM REI MEMORIAM

BULA DE NOMEAÇÃO EPISCOPAL
ARCEBISPO METROPOLITANO DE BRASÍLIA

Ao diletíssimo filho, Dom Vinicius Lucas,
eleito Arcebispo de Brasília, saúde e bençãos apostólicas.


“Não fostes vós que me escolhestes, mas fui Eu que vos escolhi e vos destinei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça” (Jo 15,16). Estas palavras do Senhor ecoam com força em nosso coração no momento em que, pela graça divina, nos cabe prover a Igreja de um novo Pastor, que a guie com sabedoria e zelo rumo à eternidade.

Desde os tempos apostólicos, o múnus de governar, santificar e ensinar foi confiado por Cristo aos Apóstolos e, por sucessão ininterrupta, aos Bispos, colunas vivas da Igreja. Assim, conscientes das necessidades espirituais, pastorais e missionárias que crescem em nossa época, sentimos a urgência de que não falte à grei do Senhor um Pastor segundo o coração do Bom Pastor.

À vista, portanto, da vacância da Sé Arquidiocesana de Brasília, e considerando o desenvolvimento cultural, social e espiritual que essa Igreja Particular experimenta, julgamos oportuno e necessário conceder-lhe um guia firme na fé, rico de caridade, sábio no conselho e ardente na missão.

Por isso, ouvindo atentamente o Espírito Santo, acolhendo os pareceres do Dicastério para os Bispos e considerando tua vida, teu zelo e tua firme disposição, TE NOMEAMOS CONSTITUÍMOS, como ARCEBISPO METROPOLITANO DA IGREJA DE BRASÍLIA, com todos os direitos, deveres e encargos que o sagrado múnus pastoral comporta, segundo o sagrado cânon e a tradição viva da Santa Igreja.

Amado Irmão, ao assumir esta missão, lembra-te das palavras de Santo Agostinho: “Com vós sou cristão, para vós sou bispo. O primeiro nome é graça, o segundo é serviço.” Assim, sê servo de todos, pai para os que te foram confiados, guia seguro para os que vacilam, consolo para os que sofrem e farol luminoso para os que buscam a verdade.

Não descuides do clero: sê próximo aos teus sacerdotes, sustentando-os em suas fraquezas e animando-os em seus esforços. Ampara a vida consagrada, que é sinal profético do Reino que há de vir. Exorta os leigos a viverem sua vocação batismal com alegria e coragem, sendo presença cristã nas famílias, nos ambientes de trabalho, nas escolas, no mundo da cultura e das artes.

Guarda com firmeza a fé recebida dos Apóstolos e transmite-a sem temores, ainda que enfrentes incompreensões ou resistências. Acolhe os pobres com especial predileção, protege os indefesos, fortalece os jovens na esperança, acompanha os idosos com ternura e dignifica os enfermos com tua presença consoladora.

Recorda sempre que o Bispo é chamado a “caminhar à frente para indicar o caminho, no meio para criar unidade, e atrás para não deixar que ninguém se perca” (Papa Francisco).

A posse de teu ofício dar-se-á em solene celebração eucarística, conforme os ritos da Santa Igreja. Solicitarás o pálio pastoral ao Dicastério para os Bispos, sinal visível da comunhão que nos une e do vínculo indissolúvel que liga tua missão ao Sucessor de Pedro.

Confiamos teu ministério à proteção da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja e Senhora Aparecida, a São José, Guardião do Redentor, e a São João Maria Vianney, exemplo luminoso de zelo pastoral.

Que tua vida seja sempre reflexo do Bom Pastor, Cristo Jesus, que veio para servir e dar a vida em resgate de muitos.

Dado e Passado em Roma, no décimo segundo dia do mês de setembro do ano Jubilar de 2025, primeiro de nosso pontificado.


 Pivs Pp. IV
Pontifex Maximvs
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال