GREGORIUS, EPISCOPUS
SERVVS SERVORVM DEI
AD PERPETVAM REI MEMORIAM
BULA DE NOMEAÇÃO EPISCOPAL
BISPO AUXILIAR DE MARIANA
Ao diletíssimo filho, Dom Gabriel dos Santos, até então Núncio Apostólica para o Brasil,
eleito bispo auxiliar da Arquidiocese de Mariana, saúde e bênçãos apostólicas.
eleito bispo auxiliar da Arquidiocese de Mariana, saúde e bênçãos apostólicas.
A missão dos bispos, sucessores dos Apóstolos e cooperadores do Romano Pontífice, exige não apenas zelo pastoral e firmeza na doutrina, mas também espírito de iniciativa e ardor no serviço à Igreja. Não são meros administradores das coisas sagradas, mas pastores que, com prontidão e generosa dedicação, se antecipam às necessidades do rebanho, assumindo com coragem os desafios da evangelização. Um verdadeiro pastor não espera que lhe cobrem o dever, mas age com diligência, sabendo que é Cristo mesmo quem o chama a servir.
Considerando, pois, a necessidade de fortalecer o pastoreio da Arquidiocese de Mariana, outrora fonte de sacerdotes, confiada por nós à solicitude e ao cuidado de Nosso Venerável Irmão Dom Gabriel Mendes, e levando em conta as qualidades, o zelo e a disponibilidade do Venerável Irmão Dom Gabriel dos Santos, depois de ouvir o Dicastério para os Bispos, TE NOMEAMOS como bispo Auxiliar da Arquidiocese de Mariana, concedendo-lhe todos os direitos e deveres próprios do ministério episcopal.
Exortamos o novo bispo auxiliar a não se acomodar nem esperar que o exijam, mas a agir sempre movido pelo Espírito Santo, assumindo sua missão com generosa disponibilidade e firme espírito de serviço. Que sua presença na Arquidiocese de Mariana seja fonte de unidade, dinamismo e renovado impulso evangelizador, para que a Igreja ali continue crescendo na santidade e no fervor missionário.
Dado e Passado em Roma, no vigésimo terceiro dia do mês de julho do ano Jubilar de 2025, primeiro de nosso pontificado.
✠ Gregorivs Pp. V
Pontifex Maximvs