Bula de Nomeação Cardinalícia - Dom Samuel Henrique

GREGORIUS, EPISCOPUS
SERVVS SERVORVM DEI
AD PERPETVAM REI MEMORIAM
Ao dileto filho Dom Samuel Henrique,
até aqui, Arcebispo da Arquidiocese de Mariana,
nomeado Cardeal da Santa Igreja Romana,
saudação, paz e bênção no Senhor.

    «Cabe ao Romano Pontífice o dever de congregar o rebanho de Cristo na unidade visível da Igreja, tendo como cerne a Sé Apostólica de Pedro. Na Ascensão do Senhor, contemplamos o Mistério daquele que, tendo vencido a morte, elevou-se aos céus e, sentado à direita do Pai, confiou aos Apóstolos a missão de pregar o Evangelho a toda criatura (cf. Mc 16,15). O mandato de Cristo, transmitido através da sucessão apostólica, permanece vivo no coração dos Pastores que, com zelo apostólico, guiam o povo de Deus.

    Muitos dos nossos veneráveis predecessores, atentos aos sinais dos tempos e obedientes à moção do Espírito Santo, elevaram novos membros ao Colégio Cardinalício, escolhendo-os dentre os legítimos sucessores dos Apóstolos, a fim de que, impulsionados na fé, servissem com ardor a missão universal da Igreja.

    Esses Pastores, participantes do envio confiado pelo Senhor no momento de sua gloriosa Ascensão, consagram suas vidas ao serviço do Reino, tornando-se testemunhas fiéis até os confins da terra (cf. At 1,8). Por meio da pregação, da caridade pastoral e do testemunho, corroboram para que o mundo creia, edificando a Igreja na unidade e na esperança do retorno de Nosso Salvador.

    Reconhecendo tua dedicação à causa do Evangelho, tua sabedoria no governo e tua fidelidade à Santa Igreja, NOMEAMOS-TE Cardeal da Santa Igreja Romana, confiando-te todos os direitos, deveres e prerrogativas próprios deste honroso ministério. Juntamente com a presente nomeação, atribuímos-te a Sé Diaconal do Sagrado Coração de Cristo Rei (Diaconia di Sacro Cordis Christi Regis), à qual deverás tomar posse dentro do tempo estabelecido.

   Anuncie, pois, ao Povo de Deus, especialmente de Mariana, da qual és Pastor, tua nomeação cardinalícia. Após a definição da data do Consistório Público, que será celebrado na Basílica Vaticana, dirige-te a Roma para receber de nossas mãos o barrete vermelho, sinal do amor incondicional à Igreja.

   Diletíssimo irmão, na Ascensão do Senhor resplandece a certeza de que Cristo não nos abandonou, mas permanece conosco por meio dos seus ministros. A ti, como novo membro do Sacro Colégio Cardinalício, cabe fazer ressoar, com a tua voz e com a tua vida, a promessa do Senhor: “Estarei convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28,20). Seja tua missão guiar o povo de Deus na fidelidade à fé apostólica, promovendo a unidade do rebanho sob o Supremo Pastor, Nosso Senhor Jesus Cristo, até que Ele volte em Sua glória.»

Dado e Passado em Roma, no primeiro dia do mês de junho do ano Jubilar de 2025, primeiro de nosso pontificado. Solenidade da Ascensão do Senhor.

 Gregorivs Pp. V
Pontifex Maximvs
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال