Bula de Nomeação Episcopal | Bispo Diocesano de Brasília

 

GREGORIUS, EPISCOPUS
SERVVS SERVORVM DEI

AD PERPETVAM REI MEMORIAM

BULA DE NOMEAÇÃO EPISCOPAL
 BISPO DIOCESANO DE BRASÍLIA

Ao diletíssimo filho, Dom Ryan Victor,
eleito bispo diocesano de Brasília, saúde e bençãos apostólicas.

 O chamado do Senhor é sempre um mistério que se revela na simplicidade da escuta e na grandeza da obediência. Quando Cristo Ressuscitado, o Bom Pastor, dirige sua voz, Ele não busca os perfeitos, mas os dispostos. Aqueles que, com coração humilde, não se deixam distrair pelas vozes do mundo, nem perder o foco da missão que lhes é confiada.

    Após a nomeação de Nosso Venerável Irmão, Dom Marco Antônio Cardeal Martins, como Arcebispo Metropolita de São Paulo, a Diocese de Brasília, querida e relevante nesta configuração eclesial, requer um novo Pastor, que, com coração ardente, governe, ensine e santifique o povo confiado aos seus cuidados.

    Por isso, ouvindo atentamente o Espírito Santo, acolhendo os pareceres do Dicastério para os Bispos e considerando tua vida, teu zelo e tua firme disposição, TE NOMEAMOS e CONSTITUÍMOS, como BISPO DIOCESANO DA IGREJA DE BRASÍLIA, com todos os direitos, deveres e encargos que o sagrado múnus pastoral comporta, segundo o sagrado cânon e a tradição viva da Santa Igreja.

    Amado Irmão, neste tempo, em que tantos se perdem nas superficialidades e nas distrações que o mundo oferece, o Senhor te chama a ser um Pastor com presença marcante, que caminhe à frente do povo, com o propósito firme de santidade, com uma vida que seja, ao mesmo tempo, exemplo e testemunho. Sê, pois, promotor das vocações, encorajando os jovens a ouvir e responder ao chamado de Deus. Cuida da formação, não apenas intelectual, mas sobretudo dos costumes, da moral cristã, da caridade fraterna e da vida espiritual, para que teu povo se conserve fiel, luminoso e firme na fé.

    Não permitas que se afrouxe entre os teus a vigilância da fé e dos costumes. Esteja sempre atento às necessidades do teu clero, próximo dos teus sacerdotes, amigo dos consagrados, pai dos fiéis leigos, conselheiro dos jovens e conforto dos idosos e enfermos. Exerce com sabedoria, prudência e zelo os ofícios que te confiamos. E lembra-te sempre que o Bispo é aquele que ouve, guia, sustenta, corrige, e sobretudo ama, segundo o coração do Bom Pastor.

Confiamos teu ministério à proteção da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja e Senhora Aparecida, a São José, seu castíssimo esposo, e a São João Maria Vianney, modelo dos párocos e dos pastores.

Dado e Passado em Roma, ao vigésimo oitavo dias do mês de maio do ano Jubilar de 2025, primeiro de nosso pontificado.

 Gregorivs Pp. V
Pontifex Maximvs
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال