GREGORIUS, EPISCOPUS
SERVVS SERVORVM DEI
AD PERPETVAM REI MEMORIAM
BULA DE NOMEAÇÃO EPISCOPAL
ARCEBISPO METROPOLITANO DE SÃO PAULO
Ao diletíssimo filho, Dom Marco Antônio Cardeal Martins,
eleito arcebispo de São Paulo, saúde e bençãos apostólicas.
eleito arcebispo de São Paulo, saúde e bençãos apostólicas.
Confiada por Cristo Nosso Senhor ao apóstolo Pedro e a seus sucessores, a missão de reger a Igreja universal exige que, com prudência e zelo, sejam providos pastores dignos para guiar cada porção do Povo de Deus. Entre estas Igrejas, resplandece com especial honra a Arquidiocese de São Paulo, que possui um lugar especial em meu coração, na qual estive pastoreando antes da minha elevação a supremacia do poder dado a São Pedro. Essa enorme porção possui muitas dioceses sufragâneas ao seu território, como a Diocese de Brasília e a Prelazia de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Agora, tendo-se tornado vacante esta Sé, pela nomeação de Nosso Venerável Irmão Dom Gabriel Cardeal Monteiro para a função de Vigário Geral para a Diocese de Roma, tornou-se necessário prover-lhe um novo pastor que, com sabedoria e espírito de serviço, continue a edificar esta Igreja com solicitude e amor.
Depois de refletida consideração e ouvido o parecer do Dicastério para os Bispos, dirigimos nosso olhar ao Venerável Irmão Dom Marco Antônio Cardeal Martins, até então bispo diocesano de Brasília, analisando o desempenho presente no seu ministério episcopal, revelou-se solícito nas necessidades do clero e dos fiéis. Com confiança em sua dedicação à Santa Igreja e à missão que ora lhe confiamos, TE NOMEAMOS e CONSTITUÍMOS Arcebispo Metropolitano de São Paulo, com todos os direitos e deveres inerentes a esta dignidade, segundo os sagrados cânones.
Exortamos o novo Arcebispo a conduzir esta Arquidiocese com espírito de verdadeiro pastor, sendo sempre solícito às necessidades do clero e dos fiéis, governando com prudência e caridade. Que tenha sempre em alta estima a sólida formação sacerdotal, para que sua Arquidiocese continue a ser um berço de santos ministros do Senhor, e que promova, com renovado ardor, a unidade eclesial e o zelo missionário que fizeram desta Igreja um modelo de fé e serviço.
Pressurosamente providenciarás para que tenham conhecimento desta nomeação o clero e a tua grei, aos quais exortamos que todos te recebam como seu Pastor com espirito benévolo e contigo louvem a Deus todo-poderoso, Doador de todos os bens, e prontamente guardem os seus preceitos. Tomarás posse do teu ofício em solene celebração Eucarística, conforme os ritos da Santa Igreja, e solicitará ao Dicastério para os Bispos o teu pálio pastoral, a ser entregue por nossas mãos.
Confiamos seu ministério à intercessão da Santíssima Virgem Maria, Rainha dos Apóstolos, e dos santos padroeiros desta Arquidiocese, para que, sob sua proteção, possa desempenhar com fidelidade e humildade o encargo que ora lhe confiamos.
Dado e Passado em Roma, ao vigésimo oitavo dias do mês de maio do ano Jubilar de 2025, primeiro de nosso pontificado.
✠ Gregorivs Pp. V
Pontifex Maximvs