________________________
POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA
TITULI DI BASTI
SECRETÁRIO DO COLÉGIO CARDINALICIO
PREFEITO DA CASA PONTIFÍCIA
NÚNCIO APOSTÓLICO ELEITO PARA O BRASIL
A todos que desta lerem e ouvirem, saudações e bênçãos no Senhor!
Referente ao Revmo. Pe. João Lucas
10 de Abril de 2025
Ao Reverendíssimo Padre João Lucas, até então, incardinado à Arquidiocese de São Paulo
« A missão do sacerdote é servir como um mediador espiritual entre Deus e a comunidade. Ele é chamado a liderar e orientar os fiéis na prática da fé católica, celebrando os sacramentos, pregando a Palavra de Deus e oferecendo orientação espiritual. Além disso, o sacerdote deve demonstrar amor, compaixão e disponibilidade para atender às necessidades dos membros da comunidade. Sua missão também envolve promover a justiça, a paz e a solidariedade, e trabalhar pelo bem-estar espiritual e material da comunidade.
Portanto, em conformidade com o cân. 290 do Código de Direito Canônico e após cuidadosa deliberação e análise dos fatos, pela autoridade conferida a mim pela Sé Apostólica e pelo Santo Padre, DECRETO por meio deste a demissão do estado clerical do Revmo. Pe. João Lucas, perdendo todas os direitos e obrigações inerentes à este cargo. As implicações desta demissão são as seguintes:
- Perdes todos os direitos inerentes ao estado clerical, conforme estabelecido pelo cânon 290.
- Estás dispensado de todas as obrigações que decorrem do estado clerical, incluindo a observância do celibato, exceto a obrigação moral de manter um comportamento digno de acordo com a fé cristã.
- Não te é mais permitido exercer qualquer ministério ou função própria do sacerdócio.
- Esta decisão é definitiva.
Este decreto tem efeito imediato. A demissão do estado clerical é uma medida extrema, aplicada em vista da seriedade da situação e do prolongado afastamento de Vossa Reverência de suas responsabilidades.
Rogamos que, apesar dessa decisão, o senhor continue a buscar a reconciliação com Deus e com a Igreja por meio de uma vida de oração e discernimento. Que a graça de Deus possa agir em vosso coração para trazer a paz e a renovação espiritual, onde quer que estais.
Dado e Passado em Brasília, na sede da Nunciatura, aos dez dias do mês de abril do Ano Jubilar de 2025
In Christo Iesus