D I C A S T E R I U M P R O E P I S C O P I S
DOM GUSTAVO CARDEAL PAES
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
CARDEAL-BISPO DI FRASCATI E ÓSTIA
DECANO DO SACRO COLÉGIO CARDINALÍCIO
PREFEITO DO DICASTÉRIO PARA OS BISPOS
Port. 002/2026
Ao venerável irmão Joel Ígor e todos os que estas letras lerem, saúde e paz da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo.
O Magistério da Igreja constitui-se como um dos três pilares fundamentais que sustentam a doutrina católica, juntamente com a Sagrada Escritura e a Sagrada Tradição. Tal realidade manifesta a grandeza e a responsabilidade inerentes à missão dos sucessores dos Apóstolos, chamados a guardar, ensinar e transmitir fielmente o depósito da fé recebido de Cristo. O exercício desse ministério exige constante discernimento, coragem diante das adversidades e, sobretudo, uma fé sólida e inabalável na ação de Deus.
Todo ministro ordenado que recebe tão sublime encargo deve recordar-se continuamente da ação do Espírito Santo. É Ele quem conduz a Igreja através dos séculos e a mantém firme na verdade revelada. Quando se perde a consciência de Sua presença e de Sua ação, surgem dificuldades que fragilizam a missão evangelizadora e abrem espaço para divisões e escândalos. O afastamento da comunhão eclesial, o abandono da missão recebida e toda forma de cisma representam uma negação do chamado confiado pelo próprio Deus, pois o Espírito Santo jamais conduz à ruptura, mas sempre à unidade. Assim, permanecer fiel à missão recebida é corresponder com generosidade à graça divina e colaborar para a edificação da Igreja.
Após a apresentação do pedido de reabilitação por parte de nosso estimado irmão Joel Ígor, constatamos que, em determinado período, o mesmo afastou-se voluntariamente do seio do Apostolado e abandonou os deveres inerentes ao ministério que lhe havia sido confiado, sem apresentar justificativa ou comunicação às autoridades competentes. Tal atitude ocasionou sua condição de inadimplência ministerial e a consequente ruptura da plena comunhão com o exercício de suas funções eclesiásticas. Contudo, movido por sincero arrependimento e após profundo discernimento espiritual, Joel Igor manifestou o desejo de retornar à comunhão da Igreja, reconhecendo suas faltas e renovando seu compromisso de servir com fidelidade a missão que lhe foi confiada.
Diante disso, considerando a autenticidade de seu arrependimento, a firme disposição de retomar a vida apostólica e o parecer favorável de Sua Santidade Inocêncio II, julgamos justo e oportuno acolher seu pedido. Desse modo, DECRETAMOS a sua REABILITAÇÃO e REINTEGRAÇÃO, conferindo-lhe novamente o título que lhe fora confiado no exercício de sua missão episcopal, passando, deste modo, a ser reintegrado no Sacro Colégio Episcopal, com os direitos e deveres que lhe são próprios, segundo as normas da Santa Igreja.
Confiamos à intercessão da Santíssima Virgem Maria este novo caminho que ora se inicia, rogando ao Senhor que o fortaleça na perseverança e para que exerça seu ministério com renovado zelo, edificando a Igreja e servindo fielmente ao Povo de Deus para a maior glória de Cristo e de Sua Santa Igreja.