Então o Pontífice abrindo os braços reza:
Ó Deus, Pai de misericórdia, que em vosso Filho, nascido da Virgem, acendestes nas trevas do mundo a esperança que não decepciona. Aceitai nosso louvor por todos os dons que concedestes ao povo de fiéis neste Ano Jubilar. Em Cristo, conduzi as ovelhas que abriram a graça da comunhão convosco. Ao fecharmos esta porta santa, cremos que o coração do Ressuscitado é uma fonte inesgotável de vida nova. E a porta permanece sempre aberta para aqueles que nele esperam. Que o vosso Espírito Santo nos guarde na caridade, para que, seguindo o exemplo da Virgem Maria, imagem puríssima da Santa Igreja, possamos testemunhar no mundo a alegria do Evangelho, luz da nossa peregrinação rumo ao Reino dos Céus. Por Cristo, nosso Senhor.
Após, o Santo Padre tendo recebido a mitra, dirige-se próximo a Porta Santa, se ajoelha durante certo período e reza diante da porta santa, levanta-se e a fecha.
Os concelebrantes, chegando em frente ao altar, fazendo a devida reverência, o beijam, e buscam seus lugares.
O Santo Padre ao chegar em frente ao altar, faz a devida reverência, ainda de pluvial, porém sem Mitra e Férula, rebe o turíbulo, e incensa somente em frente ao altar, com três ductos de dois ictos cada.
Após incensar, devolve o turíbulo e recebe a Mitra e a Férula, ainda em frente ao altar, ao qual dá a volta pelo lado direito, e antes de beijar o altar, entrega novamente a Mitra e a Férula, retira o Pluvial e se reveste com a Casula.
Chegando ao altar beija-o em sinal de veneração e incensa-o. Em seguida, todos dirigem-se às cadeiras.
Prossegue-se com o canto:
℣.: O Senhor esteja convosco.
℣.: Naquele tempo, os pastores foram às pressas a Belém e encontraram Maria e José, e o recém-nascido deitado na manjedoura. Tendo-o visto, contaram o que lhes fora dito sobre o menino. E todos os que ouviram os pastores ficaram maravilhados com aquilo que contavam. Quanto a Maria, guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração. Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo que tinham visto e ouvido, conforme lhes tinha sido dito. Quando se completaram os oito dias para a circuncisão do menino, deram-lhe o nome de Jesus, como fora chamado pelo anjo antes de ser concebido.
℟.: Deus, nossa esperança, ouvi-nos.
Se for possível, pode-se pedir a um Diácono ou outro ministro, que se faça a "introdução''.
Diácono: Rezemos pela Igreja.
Faz-se uma pausa para silêncio, após a qual o leitor faz a prece:
Leitor: Guardiã do projeto da salvação, proclame a todos, por palavras e ações, a fé no Senhor Ressuscitado. ℟.
Diácono: Rezemos pelo mundo inteiro.
Faz-se uma pausa para silêncio, após a qual o leitor faz a prece:
Leitor: Seduzido pelo amor do Verbo incarnado, não ceda ao ruído das armas, mas procure a harmonia da concórdia e da paz. ℟.
Diácono: Rezemos por aqueles que sofrem.
Faz-se uma pausa para silêncio, após a qual o leitor faz a prece:
Leitor: Que não caiam no desânimo, mas experimentem no seu coração o dom da esperança cristã. ℟.
Diácono: Rezemos pelas famílias.
Faz-se uma pausa para silêncio, após a qual o leitor faz a prece:
Leitor: Tendo como exemplo a Sagrada Família de Nazaré, sejam dóceis ao projeto de Deus, que chama em cada dia a viver a novidade do amor. ℟.
Diácono: Rezemos pela nossa comunidade.
Faz-se uma pausa para silêncio, após a qual o leitor faz a prece:
Leitor: Revigorada pelo poder do perdão e renovada pela graça do Ano Jubilar, que possa continuar no seu caminho de seguimento do Evangelho. ℟.
O Bispo conclui:
℟.: Amém.
Pres.: A paz do Senhor esteja sempre convosco.
℟.: O amor de Cristo nos uniu.
Pres.: Fazei, Senhor, que conservemos num coração puro o que a nossa boca recebeu. E que esta dádiva temporal se transforme para nós em remédio eterno.
Então o sacerdote pode voltar à cadeira. É aconselhável guardar algum tempo de silêncio sagrado ou proferir um salmo ou outro cântico de louvor.
A assembleia entoa o hino Te Deum ou um cântico de ação de graças.
Então o sacerdote beija o altar em sinal de veneração, como no início. Feita com os ministros a devida reverência, retira-se.