Com profunda alegria e espírito de comunhão eclesial, dirigimo-nos a todas as Igrejas Estrangeiras, aos fiéis leigos, religiosos, presbíteros, bispos e aos Eminentíssimos Cardeais da Santa Igreja, para comunicar e convocar para um momento de singular importância na vida diplomática e pastoral da Igreja.
Por graça de Deus e sob a solicitude do Sucessor de Pedro, será realizada a Inauguração da Nova Sede da Nunciatura Apostólica para as Igrejas Estrangeiras, situada na Diocese de Leiria-Fátima, terra mariana e lugar privilegiado de oração, escuta e missão. Tal acontecimento manifesta, de modo visível, o compromisso da Santa Sé com a comunhão entre as Igrejas, o serviço à unidade e o fortalecimento dos vínculos fraternos no seio da Igreja universal.
A solene inauguração e bênção do edifício acontecerão amanhã, dia 15 de janeiro de 2026, às 20h30, e serão presididas por Sua Santidade o Papa Pio IV, sinal visível da unidade da Igreja e princípio de comunhão entre todas as Igrejas particulares. Durante a celebração, realizar-se-á também a imposição do barrete de Monsenhor, na dignidade de Capelão de Sua Santidade, ao Reverendo Padre Matheus Machado Zuliani, em reconhecimento ao seu dedicado serviço presbiteral, zelo pastoral e fidelidade à missão confiada pela Igreja.
Convidamos, pois, todos os destinatários desta carta a participarem deste momento histórico, não apenas como presença protocolar, mas como expressão viva de unidade, corresponsabilidade eclesial e ação de graças ao Senhor, que continua a conduzir a sua Igreja pelos caminhos da paz, da missão e da esperança.
Confiamos este encontro à intercessão da Santíssima Virgem Maria, sob o título de Nossa Senhora de Fátima, para que, sob seu olhar materno, esta nova Sede seja instrumento de diálogo, caridade e serviço ao Evangelho entre as nações.
Na expectativa de contar com vossa honrosa presença, enviamos nossa bênção e estima fraterna, em Cristo Nosso Senhor.
