D I C A S T E R I U M P R O S E M I N A R I I S
DOM EMANUEL CARDEAL GOMES
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
CARDEAL-DIÁCONO DI SANCTA AGATHAE IN URBE
PRÓ-PRESIDENTE DO ARQUIVO APOSTÓLICO VATICANO
NÚNCIO APOSTÓLICO PARA AS IGREJAS ESTRANGEIRAS
SUBSTITUTO DA SEÇÃO DE ASSUNTOS GERAIS DA SECRETARIA DE ESTADO
PRÓ-PRESIDENTE DA ADMINISTRAÇÃO DO PATRIMÔNIO DA SÉ APOSTÓLICA
PREFEITO DO DICASTÉRIO PARA OS SEMINÁRIOS
_________________

ANO JUBILAR DE 2025
"A ESPERANÇA QUE NOS RENOVA"
"A ESPERANÇA QUE NOS RENOVA"
Ato Nº 015/2026
Roma, Vaticano, 17/01/2026
A todos que deste lerem, saudações e bênçãos no Senhor!
Aos Amados da Igreja de Brasília, Reitores, Governos Eclesiásticos e aos Eleitos a Ordenação.
O Dicastério para os Seminários, ao qual compete o acompanhamento, o discernimento e a direção dos seminários e de seus formandos, vem, por meio do presente ATO, responder favoravelmente à solicitação apresentada pelo Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima, pertencente a Arquidiocese Metropolitana de Brasília, referente à Ordenação Presbiteral dos eleitos abaixo relacionados:
- Diác. Danilo Monteiro
- Diác. Ivair Kauã
- Diác. Miguel Machado
À luz do Processo Formativo vigente, dos relatórios apresentados e do testemunho favorável da respectiva Reitoria, constatou-se que os eleitos demonstraram conduta exemplar, adequada maturidade humana e espiritual, reta intenção, zelo pastoral e aptidão comprovada para o exercício ministerial.
Diante disso, APROVAMOS a Ordenação eleitos citados anteriormente, à ser realizada no dia 17 de Janeiro de 2026, na Capela do Seminário Nossa Senhora de Fátima, na Arquidiocese Metropolitana de Brasília, sob a presidência de Sua Excelência Dom Matheus Siqueira.
Recordamos que a Ordenação não constitui ponto de chegada, mas início de uma missão permanente, que exige cuidado pastoral, acompanhamento espiritual e formação contínua. Por isso, exortamos a Reitoria e o Governo Eclesiástico a manterem proximidade constante com os recém-ordenados, favorecendo sua integração pastoral, fidelidade ministerial e perseverança no serviço ao Povo de Deus.
Determinamos ainda que, após a celebração da Ordenação, seja encaminhado ao Dicastério para o Clero o nome completo e a gametag do eleito que efetivamente participou da celebração e foi devidamente ordenado, afim de que seja realizada o registro de sua ordenação. E que seja enviada a este Dicastério para os Seminários o nome e a gametag daqueles que, embora aprovados, não puderam participar da ordenação na data prevista, a fim de registro na secretaria.
Esclarece-se que, para os eleitos aprovados que não participarem da celebração por motivo legítimo, não será necessária nova solicitação de aprovação, permanecendo válida a presente autorização para que sejam ordenados no mesmo grau da Ordem, em data posterior a ser oportunamente definida.
Que esta sagrada celebração seja realizada com a dignidade, solenidade e reverência que o Sacramento da Ordem exige, para a glória de Deus e a edificação do Seu povo fiel.
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.