ORIENTAÇÕES PARA O ENCERRAMENTO DO JUBILEU NAS (ARQUI)DIOCESES


ATENÇÃO
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:


O LOCAL

O encerramento do Ano Jubilar tem lugar com a celebração da Eucaristia presidida pelo Bispo diocesano na igreja catedral, mãe de todas as igrejas da diocese. A Eucaristia de encerramento do Jubileu é única e celebrada na catedral. No entanto, se houver uma co-catedral na diocese, de acordo com o Direito Canónico, também ela pode ser a sede da celebração eucarística de encerramento. Para a celebração na igreja co-catedral, o Bispo pode ser substituído por um Delegado designado propositadamente para o efeito. Está excluído que a celebração de encerramento tenha lugar noutras igrejas da diocese, incluindo santuários ou igrejas notáveis. 

A CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA

A celebração eucarística tem a forma de uma missa estacional (cf. Caeremoniale Episcoporum, 120). Todos os presbíteros concelebram com o Bispo; os diáconos, os acólitos, os leitores e os outros ministros prestam o seu serviço (cf. Sacrosanctum Concilium, 26-28; Caeremoniale Episcoporum, 119). Tenha-se o cuidado de que a convocação chegue a todos os fiéis. A celebração eucarística é ocasião de ação de graças ao Senhor por tudo o que Ele realizou durante este ano especial de oração e conversão. 

CUIDE-SE PARA QUE NA MISSA HAJA:
– a centralidade da cruz do Ano Jubilar;
– a oração dos fiéis;
– a apresentação dos dons;
– a Comunhão sob as duas espécies;
– o cântico de ação de graças;
– a oração sobre o povo ou a bênção solene;
– a despedida.

A CRUZ DO ANO JUBILAR

A cruz, levada em procissão no Rito de abertura do Ano Jubilar e exposta durante todo o ano junto ao altar, deve ser devidamente ornamentada com flores.

A ORAÇÃO DOS FIÉIS

Na continuação dos louvores e das súplicas que o povo elevou a Deus durante o Ano Jubilar, a oração dos fiéis recolhe as intenções da assembleia que intercede pela Igreja e pelo mundo inteiro. No rito é proposto um formulário; no entanto, é conveniente que cada comunidade prepare uma oração dos fiéis que brote da sua própria experiência espiritual e comunitária durante o Ano. O formulário proposto prevê que o diácono anuncie a intenção da oração; segue-se um momento de silêncio, após o qual o leitor formula a oração, à qual a assembleia responde com cânticos.

O CÂNTICO DE AÇÃO DE GRAÇAS

No final da oração depois da Comunhão, o Bispo exorta os fiéis a bendizer o Senhor pela graça do Ano Jubilar e pela indulgência. Em seguida, canta-se um cântico de ação de graças, como o TE DEUM LAUDAMOS.



Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال