DOM EMANUEL CARDEAL GOMES
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
SUBSTITUTO DA SEÇÃO DE ASSUNTOS GERAIS DA SECRETARIA DE ESTADO
ARCEBISPO PRIMAZ DE SÃO JOÃO DEL CREEPER
PREFEITO DO DICASTÉRIO PARA OS SEMINÁRIOS
PRESIDENTE DA ADMINISTRAÇÃO DO PATRIMÔNIO DA SÉ APOSTÓLICA
NÚNCIO APOSTÓLICO PARA AS IGREJAS ESTRANGEIRAS
A todos os que lerem, saudações e bençãos no Senhor.
Com sincera alegria e renovado júbilo pastoral, elevo meu coração em ação de graças pela vossa nomeação, realizada no último dia 03 de novembro, para servir novamente na amada Diocese de Leiria-Fátima, terra tão marcada pela presença da Virgem Santíssima e pela fé ardente do seu povo. A notícia de vosso retorno àquela Igreja Particular reacende em todos nós a certeza de que a Providência divina conduz, com ternura e firmeza, os passos da Igreja do Senhor.
Antes de tudo, desejo expressar minha profunda desculpa por não ter podido estar presente na vossa solene apresentação em Leiria-Fátima. Embora estive ausente, meu coração uniu-se à celebração com viva alegria espiritual, rezando para que o Espírito Santo fortalecesse vossa palavra, iluminasse vossa missão e confirmasse o vosso ministério junto do povo que novamente vos recebe com gratidão e esperança.
É motivo de grande alegria saber que você retorna a uma Diocese na qual já exercestes o cuidado pastoral como Bispo Diocesano, deixando um legado de proximidade, discernimento e dedicação evangelizadora. Agora, chamado a colaborar como Bispo Auxiliar, sois convidado a retomar, com novo ardor e renovada humildade, a tarefa de servir aquela grei como cooperador fiel da missão apostólica.
Lhe peço, meu amado Irmão, que trabalhe com espírito fraterno e sincera comunhão ao lado de Dom Ítalo Silva, Bispo Diocesano, para que juntos possais promover o bem espiritual da Diocese, incentivar a caridade pastoral, fortalecer a formação cristã das comunidades, e conduzir, com sabedoria, as realidades que o tempo presente vos confia. A missão episcopal nunca é solitária; nela, a unidade é força, testemunho e expressão autêntica da vontade de Cristo.
Recordo as palavras de Santo Agostinho, cuja sabedoria permanece sempre atual: “Para vós sou bispo, convosco sou cristão.” Que este espírito vos acompanhe no cotidiano do ministério, lembrando-vos de que quanto maior é o encargo pastoral, maior deve ser também a mansidão do coração, o amor ao rebanho e a disponibilidade para servir.
Confio o vosso ministério à materna proteção de Nossa Senhora de Fátima, cujo olhar vigilante sustenta e anima todos os que se dedicam ao anúncio do Evangelho. Que Ela vos obtenha coragem nas provações, serenidade nas decisões e ardor no pastoreio, para que vossa presença seja sempre sinal de unidade, paz e esperança.
Com fraterna estima no Senhor, despeço-me elevando súplicas para que Cristo, o Bom Pastor, abençoe abundantemente vosso ministério.
Leiria-Fátima, 19 de Novembro do ano Jubilar de 2025
Sede da Nunciatura Apostólica para as Igrejas Estrangeiras
