PIVS, EPISCOPVS
SERVVS SERVORVM DEI
AD PERPETVAM REI MEMORIAM
BULA DE NOMEAÇÃO EPISCOPAL
BISPO AUXILIAR DA DIOCESE DE LEIRIA-FÁTIMA
Ao diletíssimo filho, Dom José Leandro,
eleito bispo auxiliar da Diocese de Leiria-Fátima, saúde e bençãos apostólicas.
eleito bispo auxiliar da Diocese de Leiria-Fátima, saúde e bençãos apostólicas.
“Eis-me aqui, Senhor, envia-me.” (Is 6,8). Estas palavras do profeta exprimem a disposição interior de todo aquele que, chamado por Deus, se coloca a serviço da Igreja com generosidade e obediência. O Espírito Santo, que assiste continuamente a Esposa de Cristo, suscita em cada tempo homens prudentes e dedicados, para que, como fiéis colaboradores, sustentem os pastores na missão de apascentar o rebanho de Deus.
A Diocese de Leiria-Fátima, terra santificada pelas aparições da Santíssima Virgem Maria e sinal luminoso de esperança para o mundo, continua a ser fonte abundante de fé e de peregrinação espiritual. Sob o cuidado de seu digno Pastor, o Dom Ítalo Silva, esta Igreja Particular experimenta fecundidade pastoral e zelo missionário, exigindo, todavia, um auxílio mais próximo no governo e na edificação do Povo de Deus.
Atendendo, pois, à solicitação do nosso venerável irmão Dom Ítalo Silva, e reconhecendo a necessidade de prover esta Diocese de um colaborador fiel e experiente, voltamos nosso olhar ao venerável irmão Dom José Leandro, até então Bispo Diocesano de São Salvador da Bahia, o qual se destacou pela prudência, pelo ardor evangelizador e pelo amor constante à Igreja de Cristo.
Após refletida consideração e ouvido o parecer do Dicastério para os Bispos, pela autoridade do Sucessor de Pedro, NOMEAMOS e CONSTITUÍMOS DOM JOSÉ LEANDRO BISPO AUXILIAR DE LEIRIA-FÁTIMA, com todos os direitos e deveres inerentes a este ofício, segundo os sagrados cânones e as normas estabelecidas pela Santa Igreja.
Confiamos-lhe a nobre missão de colaborar estreitamente com o Dom Ítalo Silva, Bispo Diocesano, no pastoreio desta porção do Povo de Deus, promovendo a unidade eclesial, o fortalecimento do clero e o aprofundamento da vida espiritual dos fiéis. Que exerça seu ministério com espírito de serviço, guiado pela caridade e iluminado pela sabedoria, sendo presença de consolo para os aflitos, de paz entre os pastores e de estímulo para todos os que buscam o Senhor.
Exortamos o novo Bispo Auxiliar a permanecer sempre dócil às inspirações do Espírito Santo, fiel ao Magistério da Igreja e solícito às necessidades do povo a ele confiado. Que, a exemplo da Santíssima Virgem de Fátima, viva com coração puro e totalmente entregue à vontade divina, irradiando esperança e fé em cada gesto de seu ministério episcopal.
Confiamos seu apostolado à proteção da Bem-Aventurada Virgem Maria, Nossa Senhora do Rosário de Fátima, e dos Santos Francisco e Jacinta Marto, para que, sob sua intercessão, exerça com sabedoria e humildade a missão que ora lhe é confiada.
Dado e Passado em Roma, aos três dias do mês outubro do ano Jubilar de 2025, primeiro de nosso pontificado.
✠ Pivs Pp. IV
Pontifex Maximvs
Eu o subscrevi,
✠ Emanuel Card. Gomes,
Substituto da Secretaria de Estado do Vaticano
