PIVS, EPISCOPVS
SERVVS SERVORVM DEI
AD PERPETVAM REI MEMORIAM
BULA DE NOMEAÇÃO EPISCOPAL
ARCEBISPO METROPOLITANO DE BRASÍLIA
Ao diletíssimo filho, Dom Victor Gabriel Cardeal Santos,
eleito arcebispo metropolitano de Brasília, saúde e bençãos apostólicas.
eleito arcebispo metropolitano de Brasília, saúde e bençãos apostólicas.
A Igreja de Cristo, guiada pelo Espírito Santo ao longo dos séculos, permanece fiel ao mandato do Senhor: “Apascenta as minhas ovelhas” (Jo 21,17). Como ensinava São Gregório Magno, “o governo das almas é a arte das artes”, exigindo daqueles que recebem o encargo episcopal um coração vigilante, humilde e profundamente unido ao Senhor. Assim também recordava o Papa São João Paulo II, quando dizia que o bispo deve ser “homem de comunhão, guardião da esperança e servidor incansável da caridade”.
Considerando tais princípios, voltamos nosso olhar para a Arquidiocese Metropolitana de Brasília, cuja história recente tem testemunhado o florescer de inúmeras vocações, a fé de uma comunidade vibrante e o desafio constante de evangelizar em meio às diversas realidades particulares de nosso Apostolado. Esta Igreja Particular precisa de um pastor que una firmeza doutrinal, sensibilidade pastoral e coragem missionária, segundo o espírito que animou tantos santos pastores ao longo dos tempos, como Santo Oscar Romero e São Carlos Borromeu.
Reconhecendo a importância desta Sé Metropolitana e discernindo atentamente as necessidades presentes e futuras de seu rebanho, julgamos adequado providenciar-lhe um pastor que, com serenidade e prudência, mas também com vigor apostólico, seja capaz de confirmar os fiéis na fé, fortalecer a unidade do clero, cuidar dos pobres e promover uma evangelização acolhedora, madura e fiel ao Evangelho.
Por isso, atendendo às disposições canônicas e após ouvir o parecer do Dicastério para os Bispos, TE NOMEAMOS e CONSTITUÍMOS, amado filho, Dom Victor Gabriel Cardeal Santos, como ARCEBISPO METROPOLITANO DE BRASÍLIA, confiando-vos esta missão com plena confiança em vossa integridade de vida, vosso espírito de serviço e vossa dedicação à Igreja. Seja vosso ministério marcado por aquele equilíbrio tão caro a Santo Agostinho: “Com severidade para corrigir, com misericórdia para abraçar, com paciência para conduzir.”
Esperamos que, em vosso novo encargo, possais promover uma Igreja sempre mais aberta ao diálogo, fiel à tradição e atenta às dores de seu povo. Que possais sustentar os vacilantes, animar os jovens, acompanhar com caridade os que sofrem e iluminar com a doutrina da Igreja aqueles que buscam a verdade. A Arquidiocese Metropolitana de Brasília, terra de encontros e contrastes, necessita de um pastor que saiba unir, reconciliar e orientar com serenidade, lembrando as palavras do Papa Bento XVI de que o verdadeiro pastor “não conduz a si mesmo, mas conduz a Cristo”.
Invocamos de modo particular a intercessão amorosa da Padroeira desta Arquidiocese e do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, cujo olhar materno alcança todos os seus filhos, especialmente os mais frágeis. Que Ela sustente vosso ministério, obtenha graças abundantes para esta Igreja e vos ensine o caminho da confiança plena em Deus, como rezava São João XXIII: “Em tudo, entregai-vos à providência divina.”.
Assim, confiando-vos este nobre encargo, pedimos que o Espírito Santo vos fortaleça diariamente, para que, como sucessor dos Apóstolos, sejais instrumento de paz, unidade e renovação para esta Arquidiocese que agora colocamos sob vossa responsabilidade pastoral.
Confiamos o vosso ministério à Santíssima Virgem Maria, Mãe de todos os Sacerdotes. Que Ela interceda junto a Deus para que o vosso coração se una sempre ao Coração de Cristo, o Bom Pastor.
Dado e Passado em Roma, aos vinte e um dias do mês novembro do ano Jubilar de 2025, primeiro de nosso pontificado.
✠ Pivs Pp. IV
Pontifex Maximvs
Eu o subscrevi,
✠ Emanuel card. GOMES,
Substituto da Secretaria de Estado do Vaticano
Tags
Nomeações Episcopais
