Bula de Nomeação Episcopal | Arcebispo Metropolitano de Brasília

   

PIVS, EPISCOPVS
SERVVS SERVORVM DEI

AD PERPETVAM REI MEMORIAM

BULA DE NOMEAÇÃO EPISCOPAL
ARCEBISPO METROPOLITANO DE BRASÍLIA

Ao diletíssimo filho, Dom Victor Gabriel Cardeal Santos,
eleito arcebispo metropolitano de Brasília, saúde e bençãos apostólicas.

    A Igreja de Cristo, guiada pelo Espírito Santo ao longo dos séculos, permanece fiel ao mandato do Senhor: “Apascenta as minhas ovelhas” (Jo 21,17). Como ensinava São Gregório Magno, “o governo das almas é a arte das artes”, exigindo daqueles que recebem o encargo episcopal um coração vigilante, humilde e profundamente unido ao Senhor. Assim também recordava o Papa São João Paulo II, quando dizia que o bispo deve ser “homem de comunhão, guardião da esperança e servidor incansável da caridade”.

    Considerando tais princípios, voltamos nosso olhar para a Arquidiocese Metropolitana de Brasília, cuja história recente tem testemunhado o florescer de inúmeras vocações, a fé de uma comunidade vibrante e o desafio constante de evangelizar em meio às diversas realidades particulares de nosso Apostolado. Esta Igreja Particular precisa de um pastor que una firmeza doutrinal, sensibilidade pastoral e coragem missionária, segundo o espírito que animou tantos santos pastores ao longo dos tempos, como Santo Oscar Romero e São Carlos Borromeu.

    Reconhecendo a importância desta Sé Metropolitana e discernindo atentamente as necessidades presentes e futuras de seu rebanho, julgamos adequado providenciar-lhe um pastor que, com serenidade e prudência, mas também com vigor apostólico, seja capaz de confirmar os fiéis na fé, fortalecer a unidade do clero, cuidar dos pobres e promover uma evangelização acolhedora, madura e fiel ao Evangelho.

    Por isso, atendendo às disposições canônicas e após ouvir o parecer do Dicastério para os Bispos, TE NOMEAMOS e CONSTITUÍMOS, amado filho, Dom Victor Gabriel Cardeal Santos, como ARCEBISPO METROPOLITANO DE BRASÍLIA, confiando-vos esta missão com plena confiança em vossa integridade de vida, vosso espírito de serviço e vossa dedicação à Igreja. Seja vosso ministério marcado por aquele equilíbrio tão caro a Santo Agostinho: “Com severidade para corrigir, com misericórdia para abraçar, com paciência para conduzir.”

    Esperamos que, em vosso novo encargo, possais promover uma Igreja sempre mais aberta ao diálogo, fiel à tradição e atenta às dores de seu povo. Que possais sustentar os vacilantes, animar os jovens, acompanhar com caridade os que sofrem e iluminar com a doutrina da Igreja aqueles que buscam a verdade. A Arquidiocese Metropolitana de Brasília, terra de encontros e contrastes, necessita de um pastor que saiba unir, reconciliar e orientar com serenidade, lembrando as palavras do Papa Bento XVI de que o verdadeiro pastor “não conduz a si mesmo, mas conduz a Cristo”.

    Invocamos de modo particular a intercessão amorosa da Padroeira desta Arquidiocese e do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, cujo olhar materno alcança todos os seus filhos, especialmente os mais frágeis. Que Ela sustente vosso ministério, obtenha graças abundantes para esta Igreja e vos ensine o caminho da confiança plena em Deus, como rezava São João XXIII: “Em tudo, entregai-vos à providência divina.”.

Assim, confiando-vos este nobre encargo, pedimos que o Espírito Santo vos fortaleça diariamente, para que, como sucessor dos Apóstolos, sejais instrumento de paz, unidade e renovação para esta Arquidiocese que agora colocamos sob vossa responsabilidade pastoral.

    Confiamos o vosso ministério à Santíssima Virgem Maria, Mãe de todos os Sacerdotes. Que Ela interceda junto a Deus para que o vosso coração se una sempre ao Coração de Cristo, o Bom Pastor.

Dado e Passado em Roma, aos vinte e um dias do mês novembro do ano Jubilar de 2025, primeiro de nosso pontificado.


 Pivs Pp. IV
Pontifex Maximvs

Eu o subscrevi,
✠ Emanuel card. GOMES,
Substituto da Secretaria de Estado do Vaticano
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال