OFFICIUM DE LITURGICIS CELEBRATIONIBUS SUMMI PONTIFICIS
__________________________
MONSENHOR GUSTAVO TEIXEIRA
In Manibus Dei Vita Mea
MESTRE DAS CELEBRAÇÕES LITÚRGICAS PONTIFÍCIAS
Dec. 010/2025
Roma, Vaticano, 14/10/2025
A todos os que tiverem acesso a esta NOMEAÇÃO, saúde e a paz de
Cristo Ressuscitado.
A Santa Liturgia é o coração palpitante da Igreja, fonte e ápice da vida cristã. Nela, o tempo se entrelaça com a eternidade e, ao redor da mesa do altar, o povo de Deus encontra o Mistério que salva. Celebrar a liturgia não é apenas cumprir um dever, mas deixar-se conduzir pelo Espírito Santo, tornando-se cooperador da obra redentora de Cristo que se faz presente na assembleia dos fiéis.
Assumir o encargo de servir à liturgia é aceitar um ministério de responsabilidade e de graça: ser guardião dos sinais sagrados, intérprete da tradição viva e humilde servidor do Mistério que a Igreja proclama e celebra. É, sobretudo, um ato de fé e de amor, em que os talentos pessoais são oferecidos ao Senhor para que cada celebração resplandeça em beleza e reverência.
A dedicação de cada um, marcada pelo zelo, pela obediência e pela harmonia com a Igreja universal, transforma-se em anúncio silencioso, mas eloquente, do Evangelho. Como recordava o Papa Bento XVI: “A liturgia bem celebrada é a catequese mais eficaz para o Povo de Deus.”
Tendo em vista a nobreza desta missão e movidos pelo discernimento em oração, em comunhão com o Santo Padre, deliberamos pela nomeação dos reverendíssimos senhores para integrarem o Departamento de Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice.
CERIMONIÁRIOS PONTIFÍCIOS:
I. Cônego Leandro Guilherme , Arquidiocese de São João Del Creeper, Membro do Corpo de Cerimoniários Pontifícios
Ademais, DESLIGAMOS deste mesmo Departamento:
Rev.mo Padre Álvaro Weyklen
Sem mais, imploro a proteção de São Tarcísio, mártir da Eucaristia, e o amparo da Santíssima Virgem Maria, para que todos nós, servidores deste Departamento das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice, possamos, com fidelidade e coragem, testemunhar a presença viva de Cristo no altar e na vida.
“Quem come deste pão viverá para sempre” (cf. Jo 6, 51).
Firmado na sede do Departamento das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice, no Palácio Apostólico Vaticano, Aos Quatorze dias do mes de Outubro, do Ano Santo Jubilar de dois mil e vinte e cinco.
Mons. Gustavo Teixeira
Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontificias



