Dicasterium pro Laicis, Familia et Vita
DOM MIGUEL WANDERMUREM
POR GRAÇA DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
TITULI DI NOVI
BISPO AUXILIAR DE SÃO SALVADOR DA BAHIA
PREFEITO DO DICASTÉRIO PARA OS LEIGOS, A FAMÍLIA E A VIDA

ANO JUBILAR DE 2025
"A ESPERANÇA QUE NOS RENOVA"
"A ESPERANÇA QUE NOS RENOVA"
Ap. N° 01/2025
Na riqueza do mistério da Igreja, os fiéis leigos são chamados a colaborar no anúncio do Evangelho, a testemunhar a presença de Cristo nas diversas realidades da vida cotidiana e a edificar o Corpo de Cristo com fidelidade e generosidade. A instituição nos ministérios leigos é um sinal da ação do Espírito Santo que suscita dons e vocações para o serviço da comunidade e para a glória de Deus.
Na plena comunhão com a Sé Apostólica, este Dicastério acolhe com alegria a comunicação enviada pelo "Centro de Formação e Acolhimento São Paulo VI", da Arquidiocese Primaz de São João del Creeper, relativa ao pedido de autorização para a instituição de fiéis leigos no ministério de Coroinha.
Após análise detalhada do processo formativo e das avaliações individuais, este Dicastério reconhece a idoneidade, maturidade espiritual e compromisso pastoral do seguinte candidato:
- Leigo Victor Borges
Diante disso, CONCEDE-SE a devida autorização para que o mencionado fiel leigo seja oficialmente instituído no ministério de coroinha em sua Arquidiocese, de acordo com o rito litúrgico próprio e em plena observância da disciplina canônica vigente.
A celebração poderá ser realizada conforme indicado na comunicação recebida, na Igreja indicada, sob a presidência do Ordinário Local ou de outro delegado. Pedimos que seja motivo de jubilo para toda a Igreja Arquidiocesana de São João del Creeper acolher este serviço deste nosso irmão leigo, oferecido na gratuidade de seu coração e em prol de toda a Santa Igreja de Deus.
Rogamos ao Senhor que, pela intercessão da Bem-aventurada Virgem Maria e dos santos patronos de São João del Creeper, a vida eclesial se enriqueça com o zelo, a fidelidade e a dedicação destes fiéis leigos, e que a missão dos leigos seja sempre fecunda para a glória de Deus e o bem do Povo de Deus.

