PIVS, EPISCOPVS
SERVVS SERVORVM DEI
AD PERPETVAM REI MEMORIAM
BULA DE CONDECORAÇÃO DO
TÍTULO DE MONSENHOR
Ao diletíssimo filho, Cônego Gustavo Teixeira,
eleito Monsenhor Prelado de Honra de Sua Santidade, saúde e bênçãos apostólicas.
“Quem é, pois, o administrador fiel e prudente, que o Senhor estabelecerá sobre a sua casa, para dar ao tempo determinado a ração de trigo?” (Lc 12,42).
A Igreja, ornada pelos séculos de fidelidade e conduzida pelo Espírito Santo, sempre reconheceu, com paternal benevolência, aqueles que, com dedicação e zelo pastoral, se tornaram sinais vivos do Bom Pastor em meio ao seu povo.
Com efeito, a Igreja, enquanto esposa de Cristo, instituiu dignidades e títulos de honra não como alimento da vaidade, mas como expressão de estima e gratidão pelo ministério daqueles que, em obediência e amor, servem ao rebanho de Cristo de modo exemplar. Deste modo, sendo movidos pelo dever de reconhecer a abnegação no serviço e a constância no desempenho de suas funções, e em virtude da atribuição do ofício de mestre de cerimônias ex officio, decidimos ELEVAR-TE, dileto filho, à dignidade de Monsenhor, no grau de Prelado de Honra de Sua Santidade.
O presente, que passa a ornar o teu nome, não deve ser observado como adorno humano, mas como sinal da confiança que a Igreja deposita em ti, para que continues a desempenhar com ânimo pastoral as funções que te são confiadas, tanto no ministério litúrgico quanto na vida eclesial. Assim, o barrete, que em breve receberás, será não insígnia de honra, mas de fato um memorial perene do compromisso de servir com humildade, caridade e fidelidade ao Senhor.
Recorda-te, ainda, que a verdadeira dignidade não está nas insígnias, mas na sabedoria que vem do Alto e na contínua busca da santidade (cf. Tg 3,17). Esperamos que esta honra concedida a ti, te conduza a crescer ainda mais no amor de Cristo e a tornar-te reflexo luminoso do zelo e do labor apostólico no caminho do Bom Pastor.
Desejamos que receba este título como estímulo e encargo, e que a Virgem Maria, Mãe da Igreja e do Clero, interceda por ti diante do Deus Altíssimo, para que tua vida e ministério sejam sempre fragrância de santidade e anúncio de esperança ao povo de Deus.
Dado e Passado em Roma, no sexto dia do mês de setembro do ano Jubilar de 2025, primeiro de nosso pontificado.
✠ Pivs Pp. IV
Pontifex Maximvs
Eu o subscrevi,
✠ Gabriel card. MONTEIRO,
Secretário de Estado do Vaticano