Condecoração | Monsenhor Prelado de Honra | Cônego Gustavo Teixeira


PIVS, EPISCOPVS
SERVVS SERVORVM DEI

AD PERPETVAM REI MEMORIAM

BULA DE CONDECORAÇÃO DO
TÍTULO DE MONSENHOR

Ao diletíssimo filho, Cônego Gustavo Teixeira,
eleito Monsenhor Prelado de Honra de Sua Santidade, saúde e bênçãos apostólicas.

    “Quem é, pois, o administrador fiel e prudente, que o Senhor estabelecerá sobre a sua casa, para dar ao tempo determinado a ração de trigo?” (Lc 12,42).

    A Igreja, ornada pelos séculos de fidelidade e conduzida pelo Espírito Santo, sempre reconheceu, com paternal benevolência, aqueles que, com dedicação e zelo pastoral, se tornaram sinais vivos do Bom Pastor em meio ao seu povo.

    Com efeito, a Igreja, enquanto esposa de Cristo, instituiu dignidades e títulos de honra não como alimento da vaidade, mas como expressão de estima e gratidão pelo ministério daqueles que, em obediência e amor, servem ao rebanho de Cristo de modo exemplar. Deste modo, sendo movidos pelo dever de reconhecer a abnegação no serviço e a constância no desempenho de suas funções, e em virtude da atribuição do ofício de mestre de cerimônias ex officio, decidimos ELEVAR-TE, dileto filho, à dignidade de Monsenhor, no grau de Prelado de Honra de Sua Santidade.

    O presente, que passa a ornar o teu nome, não deve ser observado como adorno humano, mas como sinal da confiança que a Igreja deposita em ti, para que continues a desempenhar com ânimo pastoral as funções que te são confiadas, tanto no ministério litúrgico quanto na vida eclesial. Assim, o barrete, que em breve receberás, será não insígnia de honra, mas de fato um memorial perene do compromisso de servir com humildade, caridade e fidelidade ao Senhor.

    Recorda-te, ainda, que a verdadeira dignidade não está nas insígnias, mas na sabedoria que vem do Alto e na contínua busca da santidade (cf. Tg 3,17). Esperamos que esta honra concedida a ti, te conduza a crescer ainda mais no amor de Cristo e a tornar-te reflexo luminoso do zelo e do labor apostólico no caminho do Bom Pastor.

    Desejamos que receba este título como estímulo e encargo, e que a Virgem Maria, Mãe da Igreja e do Clero, interceda por ti diante do Deus Altíssimo, para que tua vida e ministério sejam sempre fragrância de santidade e anúncio de esperança ao povo de Deus.

Dado e Passado em Roma, no sexto dia do mês de setembro do ano Jubilar de 2025, primeiro de nosso pontificado.

 Pivs Pp. IV
Pontifex Maximvs

Eu o subscrevi,
✠ Gabriel card. MONTEIRO,
Secretário de Estado do Vaticano


Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال