
"A ESPERANÇA QUE NOS RENOVA"
A todos que deste lerem, saudações e bênçãos no Senhor!
A Santa Igreja, instituída por Nosso Senhor Jesus Cristo, encontra na Cúria Romana um instrumento eficaz e necessário para o cumprimento de sua missão de anunciar o Evangelho a todas as nações e formar discípulos segundo o coração de Deus. A Constituição Apostólica Praedicationis Ministerium, promulgada por Sua Santidade, o Papa Gregório V, orienta que a Cúria seja expressão de comunhão e de serviço, exercendo com zelo e diligência sua função de sustentar o ministério do Sucessor de Pedro e o bem de toda a Igreja.
Entre os diversos organismos da Cúria Romana, o Dicastério para os Seminários ocupa posição de singular importância, pois a ele está confiada a missão de cuidar da formação daqueles que serão os futuros ministros ordenados da Santa Igreja, conforme dispõe a supracitada Constituição Apostólica: “O Dicastério para os Seminários exprime e traduz na prática a solicitude da Sé Apostólica pela formação dos candidatos às Ordens sacras.” (Art. 62).
De modo especial, este dicastério atua na promoção das vocações sacerdotais, na supervisão dos seminários e na garantia de que os candidatos ao sacerdócio recebam formação humana, espiritual, doutrinal e pastoral sólida, íntegra e autêntica. Como ensina o Papa São João Paulo II: “A formação dos futuros sacerdotes é uma das prioridades mais urgentes para o futuro da evangelização da humanidade.”(Pastores Dabo Vobis, n. 2).
Neste espírito, a Carta Apostólica Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis, em vigor na Santa Sé do Minecraft, reafirma a exigência de uma formação sacerdotal integral, que transforme o seminarista desde as raízes do seu ser, configurando-o a Cristo Pastor e Servo.
A Sé Apostólica, mãe e mestra, atenta às exigências do tempo presente, deseja assegurar que os nossos seminários não sejam apenas lugares de instrução, mas verdadeiras comunidades de discernimento, oração e amadurecimento vocacional, onde os formandos aprendam a entregar suas vidas em holocausto espiritual ao serviço de Cristo e da Igreja.
Portanto, visando as necessidades da Santa Mãe Igreja, e pela autoridade que nos foi confiada pelo Santo Padre, NOMEAMOS:
- O Rev.mo Padre Jean Luca, incardinado a Diocese de Brasília, para o ofício de Secretário.