Carta de aceitação do pedido de emeritação de Dom Eduardo Cardeal Taras

  

DOM GUSTAVO CARDEAL PAES
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
CARDEAL-BISPO DI FRASCATI E ÓSTIA
PREFEITO DO DICASTÉRIO PARA OS BISPOS
DECANO DO SACRO COLÉGIO CARDINALÍCIO

ANO JUBILAR DE 2025
"A ESPERANÇA QUE NOS RENOVA" 

A V.ª Em.ª Dom Eduardo Cardeal Taras e todos aqueles que lerem esta carta, saudações no Senhor Jesus Cristo.

__________________________


 Este Decanato, após ter recebido e atentamente considerado a carta enviada por V.ª Em.ª Dom Eduardo Cardeal Taras, na qual solicita, com humildade e espírito de obediência eclesial, o pedido de emeritação de suas funções e encargos junto à Santa Igreja Romana, com a justificativa de impossibilidade de continuar a exercer seu ministério ativamente.

Após ouvir atentamente a opinião do Santo Padre Gregório V  e considerar sua decisão favorável quanto ao pedido de emeritação apresentado por Vossa Eminência, este Decanato, em conformidade com as disposições e normas canônicas que regem o Colégio Cardinalício, vem por meio deste documento ACEITAR formalmente o referido pedido.

Reconhecemos, com espírito de profundo respeito e gratidão, a nobreza com que Vossa Eminência, consciente de suas atuais limitações e da exigência que o serviço eclesial impõe, apresentou tal solicitação. Trata-se de um gesto de humildade, discernimento espiritual e amor à Igreja, próprio daqueles que colocam o bem do Povo de Deus acima de si mesmos. Durante vosso ministério episcopal e cardinalício, Vossa Eminência serviu com dedicação exemplar à missão da Igreja abraçando o ministério episcopal por quase 4 anos, testemunhando fidelidade ao Magistério, zelo pastoral e generosa colaboração com os irmãos no episcopado. O vosso legado permanecerá como fonte de inspiração e referência para toda a Igreja.

Ademais, é oportuno ressaltar que, caso as circunstâncias pastorais assim o exijam, e havendo juízo favorável do Santo Padre Gregório V, Vossa Eminência poderá, com pleno consentimento e disposição pessoal, e estando em condições de disponibilidade adequadas, retomar algum serviço ativo na vida da Igreja, ainda que temporária ou parcialmente, deixando, assim, o estado de emeritude, se for para o bem da Igreja universal e conforme os critérios da Sé Apostólica.

Portanto, rogamos à Santíssima Virgem Maria, Mãe da Igreja e modelo de fidelidade ao desígnio divino, que continue a velar por Vossa Eminência com ternura materna, fazendo frutificar abundantemente tudo aquilo que foi semeado ao longo de vosso fecundo ministério episcopal e cardinalício e Que a luz do Espírito Santo continue a iluminar vossos dias, concedendo-vos serenidade, vigor interior e a paz que vem do Ressuscitado. 

Dado e passado em Roma, na sede do Decanato do Colégio dos Cardeais, aos quinze dias do mês de julho do ano jubilar de 2025.

✠ Gustavo Cardeal Paes
Decano
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال