Leiria-Fátima, 29 de Julho.
Ano Santo Jubilar de 2025.
Aos episcopos, clérigos e todo povo de Deus, a minha saudação em Cristo.
O zelo pela preservação das vocações em nosso meio concede-nos a grande graça de fazer florescer novos operários para a Messe do Senhor.
Sua Santidade, o Papa Gregório V, convoca o Mês Vocacional por meio da Bula Pontifícia Vocatio Spei, com o tema "Chamados para reacender a esperança" e o lema "Reacender a esperança, seguir a Cristo", conclamando-nos a viver este Tempo Jubilar com profunda Esperança e Fé em Cristo.
O Santo Padre exorta-nos a celebrar este tempo com os corações voltados ao discernimento vocacional, em comunhão eclesial, peregrinando como Igreja em saída, atentos ao chamado de Cristo que nos convida a deixar as redes e segui-Lo.
Este tempo de graça deve ser vivido com particular intensidade e responsabilidade, pois é uma ocasião providencial para despertar nos fiéis, a consciência de que cada vocação é resposta ao amor de Deus que chama, envia e sustenta. Trata-se de um convite a renovar a cultura vocacional em nossas comunidades, promovendo espaços de oração, reflexão e acompanhamento, para que o chamado do Senhor encontre corações disponíveis e generosos.
Que nossas catedrais, paróquias e capelas sejam auxílio e estímulo neste tempo tão propício para oferecermos, com generosidade, o nosso "sim" a Cristo.
Que a Santíssima Virgem Maria, Mãe de todas as vocações, seja nosso sólido alicerce na oração, intercedendo pela nossa escuta atenta e pela resposta fiel ao chamado do Senhor.
Com estima e bênção no Senhor,
Núncio Apostólico
________________________________
A suas eminências e excelências
Titulares das Igrejas Estrangeiras