GREGORIUS, EPISCOPUS
SERVVS SERVORVM DEI
AD PERPETVAM REI MEMORIAM
BULA PONTÍFICIA
"OMINIA HONESTE ET ORDINE AGE"
PELA QUAL SE INAUGURA O NOVO
ANUÁRIO PONTIFÍCIO
"Faça-se tudo com dignidade e ordem" (1Cor 14,40), exortava o Apóstolo dos Gentios às primeiras comunidades cristãs, ciente de que a reta disposição das coisas sagradas e o ordenamento da Igreja é a própria síntese da harmonia do Corpo de Cristo, que é a Igreja, tabernáculo de salvação.
Desde os tempos apostólicos, a Santa Mãe Igreja, guiada pela ação do Espírito Santo, zelou pela custódia da verdade, pela unidade da fé e pela organização da vida eclesial, estabelecendo estruturas, ministérios e funções que, em comunhão com o Sucessor de Pedro, concorrem para o bem das almas e a edificação do Reino de Deus.
Neste sentido, a Sé Apostólica, por meio da Secretaria de Estado, e particularmente da Seção para os Assuntos Gerais e da Comissão para o Anuário da Igreja, ao longo do tempo tem se empenhado em manter, com fidelidade e rigor, a publicação oficial que recolhe, organiza e apresenta as estruturas institucionais, nomes, títulos e dados relevantes da Igreja universal: o Anuário Pontifício.
Com efeito, olhando para o Anuário como um instrumento que serve não apenas como testemunho da vida da Igreja em sua dimensão jurídica e hierárquica, mas também como sinal de sua presença concreta nas diversas regiões do mundo, mantendo viva a memória dos seus pastores, organismos, e institutos.
Tendo sido concluída a edição do novo Anuário Pontifício, correspondente aos anos precedentes e ao presente ano, e considerando sua importância para a vida da Igreja e para a missão confiada a tantos que trabalham em favor da unidade, da doutrina, da diplomacia e da administração, PROMULGAMOS a nova edição do Anuário Pontifício, que entra em vigor a partir desta data como instrumento oficial e público da Sé Apostólica.
Confiamos à intercessão do Príncipe dos Apóstolos e à proteção da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja, esta nova edição, para que, possa cumprir sua função informativa e institucional, e sirva sempre como instrumento de comunhão e verdade.
Dado e Passado em Roma, no décimo segundo dia do mês de julho do ano Jubilar de 2025, primeiro de nosso pontificado.
✠ Gregorivs Pp. V
Pontifex Maximvs
Eu o subscrevi,
✠ Gabriel card. MONTEIRO,
diaconvs di Sta. Agnetis in Agone,
Secretário de Estado do Vaticano