GREGORIUS, EPISCOPUS
SERVVS SERVORVM DEI
AD PERPETVAM REI MEMORIAM
BULA DE NOMEAÇÃO EPISCOPAL
BISPO AUXILIAR DE ROMA
Ao diletíssimo filho, Dom Cauã Tavares, até então Arcebispo Metropolitano de São João Del Creeper,
eleito bispo auxiliar da Diocese de Roma, saúde e bênçãos apostólicas.
eleito bispo auxiliar da Diocese de Roma, saúde e bênçãos apostólicas.
A missão dos bispos, sucessores dos Apóstolos e cooperadores do Romano Pontífice, exige não apenas zelo pastoral e firmeza na doutrina, mas também espírito de iniciativa e ardor no serviço à Igreja. Não são meros administradores das coisas sagradas, mas pastores que, com prontidão e generosa dedicação, se antecipam às necessidades do rebanho, assumindo com coragem os desafios da evangelização. Um verdadeiro pastor não espera que lhe cobrem o dever, mas age com diligência, sabendo que é Cristo mesmo quem o chama a servir.
Considerando, pois, a necessidade de fortalecer o pastoreio da cidade eterna, mãe de todas as Igrejas, a grandiosíssima Diocese de Roma, confiada por nós à solicitude e ao cuidado de Nosso Venerável Irmão Dom Gabriel Cardeal Monteiro, e levando em conta as qualidades, o zelo e a disponibilidade do Venerável Irmão Dom Cauã Tavares, depois de ouvir o Dicastério para os Bispos, TE NOMEAMOS como bispo Auxiliar da Diocese de Roma, concedendo-lhe todos os direitos e deveres próprios do ministério episcopal.
Exortamos o novo bispo auxiliar a não se acomodar nem esperar que o exijam, mas a agir sempre movido pelo Espírito Santo, assumindo sua missão com generosa disponibilidade e firme espírito de serviço. Que sua presença na cidade eterna seja fonte de unidade, dinamismo e renovado impulso evangelizador, para que a Igreja ali continue crescendo na santidade e no fervor missionário.
Dado e Passado em Roma, no quarto dia do mês de julho do ano Jubilar de 2025, primeiro de nosso pontificado.
✠ Gregorivs Pp. V
Pontifex Maximvs
Eu o subscrevi,
✠ Gabriel card. MONTEIRO,
diaconvs di Sta. Agnetis in Agone,
Secretário de Estado do Vaticano