"BONI PASTORIS IMAGINEM"
PELO QUAL SE RESTABELECE A COMISSÃO PARA A
REFORMA DA APOSTILA DE FORMAÇÃO PRESBITERAL
Aos eminentíssimos cardeais,
aos excelentíssimos bispos,
aos reverendíssimos presbíteros e diáconos,
aos membros dos institutos de vida consagrada e sociedades de vida apostólica,
aos seminaristas e
a todos os leigos e leigas.
Neste IV Domingo da Páscoa, em que a Igreja contempla com gratidão a imagem luminosa de Cristo, o Bom Pastor, somos levados, mais do que nunca, a refletir com sobriedade e esperança sobre a formação daqueles que são chamados a tornar visível, com sua vida, ministério e entrega, o próprio rosto de Jesus Pastor Eterno.
Celebrando, pois, o Domingo do Bom Pastor, em cuja liturgia o Senhor nos recorda: “As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem” (cf. Jo 10,27), renovamos nossa consciência da altíssima vocação dos presbíteros na vida da Igreja e da responsabilidade que nos cabe quanto ao processo formativo daqueles que se preparam para receber tão sagrado ministério.
Após prudente discernimento, e tendo ouvido o parecer do Dicastério para os Seminários, DECIDIMOS restabelecer a Comissão para a Reforma da Formação Presbiteral, a fim de promover, com novo vigor, a revisão profunda e fiel das diretrizes formativas da Comunidade Católica no Minecraft, adaptando-as às necessidades do tempo presente sem jamais trair a Tradição viva da Igreja.
Com pesar reconhecemos que, por um tempo, esta missão foi negligenciada ou interrompida. Todavia, o zelo pelo rebanho e a gravidade da vocação dos futuros pastores nos impelem a retomar, com seriedade e coragem, esta tarefa inadiável. A formação presbiteral não pode ser improvisada nem conduzida por caminhos incertos, pois dela depende, em larga medida, a santidade, a fidelidade e a eficácia da ação evangelizadora da Igreja.
Por esta Carta Apostólica sob forma de Motu Proprio, no uso de nossa autoridade apostólica, DECRETAMOS e ESTABELECEMOS o seguinte:
- É restabelecida, com força de direito particular, a Comissão para a Reforma da Formação Presbiteral, tendo como principal missão a elaboração de uma nova estrutura formativa (apostila, normas e critérios) que fundamente a formação integral dos seminaristas, sob as quatro dimensões da Ratio Fundamentalis: humana, espiritual, intelectual e pastoral.
- São constituídos como membros desta Comissão:
– Dom Emanuel Gomes, Presidente;
– Dom Eduardo Cardeal Taras, Vice-Presidente;
– Dom Pedro Lima, Secretário;
– Monsenhor Ricardo Dayvison, Membro;
– Monsenhor Ruan Guilherme, Membro;
– Monsenhor Alexandre Costa, Membro;
– Cônego Victor Gabriel, Membro.
A Comissão deverá operar com disciplina, espírito de oração, fidelidade à Igreja e zelo pastoral, conscientes de que, em suas mãos, está o preparo daqueles que, amanhã, carregarão o óleo da unção e o cajado da condução do povo de Deus.
A Comissão terá o prazo de um(1) meses para apresentar uma nova proposta de apostila formativa, que será submetida ao Dicastério para os Seminários para sua aprovação e posterior promulgação.
É reiterada a necessidade de colaboração entre os formadores, os bispos e os seminaristas, cada um segundo sua responsabilidade, para que este novo processo seja acolhido com espírito eclesial, e produza frutos duradouros de santidade e missão.
Na figura do Bom Pastor, vemos o modelo perfeito do sacerdote: aquele que conhece, conduz e dá a vida por suas ovelhas. Que esta Comissão, portanto, seja instrumento dócil nas mãos de Deus, preparando ministros que não desejem ser servidos, mas que se entreguem por amor, sendo presença fiel do Pastor Eterno no mundo.
Confiamos este caminho à intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe dos Sacerdotes, e de São João Maria Vianney, cuja vida foi evangelho vivo entre os pobres e humildes.