Cerimonial | Solene Posse do Presidente da República Federativa do brasil


SOLENIDADE DA CERIMÔNIA DE POSSE PRESIDENCIAL
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

- ABERTURA -

(Trilhas e Marchas das Forças Armardas.)
Narrador: Senhoras e senhores, o Brasil celebra hoje mais um momento de sua história democrática. Nesta cerimônia solene, o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto recebem o Presidente da República eleito pela soberania do voto popular. Com a força da Constituição e o clamor das urnas, o povo brasileiro renova seu pacto com a democracia, a liberdade e o futuro. Acompanhe conosco cada instante deste rito democrático.


ATO I
- Chegada ao Congresso Nacional - 

(Esplanada dos Ministérios)
Narrador: O Excelentíssimo Senhor Daniel Alexandre aproxima-se do Congresso Nacional, saudando a população que se reúne neste dia histórico.

(Após isso, quando estacionar o carro:)
Narrador: O Presidente eleito, Daniel Alexandre, chega agora ao Congresso Nacional. Acompanhado por sua comitiva, ele é recebido pelo povo que se reúne na Esplanada dos Ministérios neste dia especial. Um gesto de proximidade e reverência à democracia.

Narrador: O Presidente eleito será recebido por uma comissão designada pelas Mesas Diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Em instantes, se iniciará a sessão solene que marca oficialmente a posse presidencial.
(Após isso, entram no Congresso Nacional para sessão solene, ao som de trilhas e marchas.)

ATO II
- sessão solene no Congresso Nacional - 

Abertura da Sessão Solene:

(São recebidos por comissão especial designada pelas Mesas Diretoras da Câmara e do Senado e conduzidos até o plenário.)
Presidente do Senado Federal: Sob a proteção de Deus e em nome do povo brasileiro, declaro aberta a sessão solene do Congresso Nacional destinada à posse do Excelentíssimo Senhor Daniel Alexandre, eleito Presidente da República, para o mandato constitucional de seis meses, conforme os resultados das eleições gerais realizadas sob a supervisão do Tribunal Superior Eleitoral.

Leitura do Termo de Diplomação

Secretário-Geral da Mesa do Congresso Nacional: Certifico que, nos termos da Constituição da República Federativa do Brasil, o Tribunal Superior Eleitoral, reunido em sessão no dia três de julho do ano de 2025, declarou eleitos o cidadão Daniel Alexandre, para o cargo de Presidente da República, em pleito realizado no dia trinta e um de maio de 2025, conforme consta no diploma expedido e entregue ao eleito no dia três de julho do ano de 2025, o qual se encontra arquivado neste Congresso Nacional.”

(Após a leitura o narrador conclui:)
Narrador:  A leitura do termo de diplomação confirma a legalidade do processo eleitoral e o reconhecimento, pelas instituições da República, da escolha feita pelo povo brasileiro nas urnas.

Juramento Constitucional

Presidente do Congresso: Convido o Excelentíssimo Senhor Daniel Alexandre a se levantar e prestar o compromisso constitucional previsto na Constituição Federal.
(Presidente eleito se levanta, coloca a mão direita sobre a Constituição aberta à sua frente e diz):

(Após a fala do Presidente da Câmara, o narrador diz:)
Narrador: Esse é o momento mais simbólico do ato de posse. Com a mão sobre a Constituição, o Presidente eleito assume publicamente o compromisso de governar respeitando as leis, promovendo o bem comum e preservando a soberania nacional.

Presidente eleito: Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil.”

Presidente do Congresso: Declaro, nos termos da Constituição da República Federativa do Brasil, empossado no cargos de Presidente da República o Excelentíssimo Senhor Daniel Alexandre, eleito para o mandato de seis meses, com início em 8 de junho de 2025 e término em 8 de novembro de 2025.

Narrador: O Brasil tem agora oficialmente um novo Presidente da República. O mandato tem início neste momento e seguirá até novembro de 2025.

Discurso do Presidente da República no Congresso
(O Presidente eleito faz o seu discurso diante todo o Plenário.)

Encerramento da Sessão no Congresso Nacional

(Após o Discurso no Plenário, a Sessão de Diplomação no Congresso é encerrada, e a seguir, todos se deslocam para o Palácio do Planalto.)
Presidente do Congresso: Nada mais havendo a tratar, e tendo sido cumprida a finalidade desta sessão solene, declaro encerrados os trabalhos do Congresso Nacional. Que Deus abençoe o Brasil.

Narrador: Encerrada a sessão solene no Congresso Nacional, o Presidente segue agora para o Palácio do Planalto, onde receberá a faixa presidencial e fará seu pronunciamento à Nação.

ATO III
- DESLOCAMENTO AO PALÁCIO DO PLANALTO -

Subida da Rampa e Entrega da Faixa

Narrador: O Presidente da República sobe agora a rampa do Palácio do Planalto, gesto que simboliza o poder que emana do povo e se dirige ao povo. É a caminhada democrática da soberania popular.

Narrador: A faixa presidencial é entregue ao novo Chefe do Executivo. Ela representa o poder conferido pelo povo. Um emblema da República, da responsabilidade e da esperança.

ENTÃO, A FAIXA PRESIDENCIAL É COLOCADA SOBRE O PRESIDENTE.
(O Hino Nacional é Executado)

Narrador: O Hino Nacional é executado em homenagem ao novo Presidente da República. É o Brasil que canta sua liberdade e reafirma sua unidade como Nação.


Discurso do presidente à Nação no Parlatório
(O Presidente eleito faz o seu discurso diante da Nação Brasileira.)

(APÓS O DISCURSO DO PRESIDENTE:)
Narrador:Autoridades civis e eclesiásticas também farão uso da palavra, numa demonstração de união entre o Estado, a sociedade e as diversas expressões da vida pública.

Em seguida, as outras autoridades Civis e Eclesiásticas fazem o seu Discurso.

(Após os Discursos das Autoridades, o narrador conclui:)
Narrador: E assim se encerra esta cerimônia de posse. Um novo ciclo começa para o Brasil. Sob os olhos do mundo e sob a luz da democracia, a Nação renova sua esperança. Que os próximos meses sejam de prosperidade, de justiça e de paz. O Presidente e sua equipe seguem agora para o Palácio do Itamaraty, onde acontece a tradicional recepção oficial. Autoridades civis, religiosas e representantes de Nações estrangeiras participam deste momento de confraternização institucional, que marca o início do novo governo diante da comunidade internacional. Que Deus abençoe o Brasil!

________________________________________


ATO IV
- Recepção Diplomática -

Após a cerimônia ser finalizada, o presidente e seus outros assessores se dirigem para o Palácio do Itamaraty para a recepção das Autoridades Eclesiásticas e Civis.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال